O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA E A CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO BRASIL 1962 – 1971
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94121 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 752 "inscrito_id" => 2759 "titulo" => "O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA E A CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO BRASIL 1962 – 1971" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar, discutir e analisar as apostilas utilizadas no Curso de férias para aperfeiçoamento de professores de Geografia do Ensino Secundário, disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no período de 1962 a 1971 no Rio de Janeiro. Os cursos de férias faziam parte do programa de divulgação cultural do Conselho Nacional de Geografia oferecidos a professores de todos os estados e territórios federais, visando aperfeiçoar culturalmente os professores de Geografia do ensino secundário e apresentar as metodologias da Geografia Moderna. Entendemos que o IBGE atuou como um Aparelho Ideológico de Estado, interpelando ideologicamente, por meio dos cursos de aperfeiçoamento, a formação de professores de Geografia. Para isto, aprofundamos a análise sob os temas predominantes na apostila: Cartografia e Estatística, Ensino de Geografia e Recursos didáticos e, Geografia Econômica, juntos eles representam mais de 50% das aulas ministradas no curso. Descrevemos os conteúdos que eram ministrados nas aulas com a finalidade de entender quais assuntos eram mais relevantes e a forma como estes eram abordados nas apostilas. Os resultados desta pesquisa apontam que o Instituto desempenhou um papel importante na formação de professores de Geografia no Brasil ao capacitá-los para ministrar aulas de forma eficaz e atualizada, ao mesmo tempo em que disseminava a concepção de que cada instituição/ indivíduo exercia uma função específica, conferindo a sociedade como um conjunto estável e harmônica, o que contribuiu para mascarar a realidade política e social no Brasil." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 53: GRUPO DE TRABALHO EM HISTÓRIA DA GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2759_TB752_27112023193843.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTORIA VICENTE RODRIGUES LOPES" "autor_nome_curto" => "Victoria Lopes" "autor_email" => "lopesvvr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94121 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 752 "inscrito_id" => 2759 "titulo" => "O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA E A CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO BRASIL 1962 – 1971" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar, discutir e analisar as apostilas utilizadas no Curso de férias para aperfeiçoamento de professores de Geografia do Ensino Secundário, disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no período de 1962 a 1971 no Rio de Janeiro. Os cursos de férias faziam parte do programa de divulgação cultural do Conselho Nacional de Geografia oferecidos a professores de todos os estados e territórios federais, visando aperfeiçoar culturalmente os professores de Geografia do ensino secundário e apresentar as metodologias da Geografia Moderna. Entendemos que o IBGE atuou como um Aparelho Ideológico de Estado, interpelando ideologicamente, por meio dos cursos de aperfeiçoamento, a formação de professores de Geografia. Para isto, aprofundamos a análise sob os temas predominantes na apostila: Cartografia e Estatística, Ensino de Geografia e Recursos didáticos e, Geografia Econômica, juntos eles representam mais de 50% das aulas ministradas no curso. Descrevemos os conteúdos que eram ministrados nas aulas com a finalidade de entender quais assuntos eram mais relevantes e a forma como estes eram abordados nas apostilas. Os resultados desta pesquisa apontam que o Instituto desempenhou um papel importante na formação de professores de Geografia no Brasil ao capacitá-los para ministrar aulas de forma eficaz e atualizada, ao mesmo tempo em que disseminava a concepção de que cada instituição/ indivíduo exercia uma função específica, conferindo a sociedade como um conjunto estável e harmônica, o que contribuiu para mascarar a realidade política e social no Brasil." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 53: GRUPO DE TRABALHO EM HISTÓRIA DA GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2759_TB752_27112023193843.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTORIA VICENTE RODRIGUES LOPES" "autor_nome_curto" => "Victoria Lopes" "autor_email" => "lopesvvr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }