A ESCOLA COMO LUGAR: UMA LEITURA A PARTIR DA GEOGRAFIA E DA ARTE
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93843 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 1281 "titulo" => "A ESCOLA COMO LUGAR: UMA LEITURA A PARTIR DA GEOGRAFIA E DA ARTE" "resumo" => "Ter a escola como objeto de pesquisa representa dispor de um leque quase infinito de possíveis investigações, pois dentro de cada instituição de ensino existem diversas características e particularidades que são passíveis de apuração. Uma das possibilidades é estudá-la através de seu contexto local, observando o comportamento de seus agentes internos que desenvolvem a construção da cultura da escola, salientando que a instituição escolar se constitui em contínuo diálogo com a sociedade. Esta comunicação apresenta uma pesquisa em andamento, visa compreender como a escola pode se constituir enquanto lugar de identificação dos estudantes. Para isso, a pesquisa observará o cotidiano dos estudantes na instituição, pois acredita-se que a história dos estudantes ajuda a construir a história da escola. As perguntas iniciais da problemática questionam se o ensino de categorias geográficas pode contribuir para a construção da identificação dos estudantes com a instituição escolar e, em contrapartida, se a identificação com a escola pode auxiliar os estudantes na apropriação do conceito da categoria geográfica lugar. Pretende-se assim, nesta comunicação, abordar esta problematização." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1281_TB192_12112023230843.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO HENRIQUE DE CASTRO SILVA" "autor_nome_curto" => "Thiago Henrique" "autor_email" => "thiagohenc@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93843 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 1281 "titulo" => "A ESCOLA COMO LUGAR: UMA LEITURA A PARTIR DA GEOGRAFIA E DA ARTE" "resumo" => "Ter a escola como objeto de pesquisa representa dispor de um leque quase infinito de possíveis investigações, pois dentro de cada instituição de ensino existem diversas características e particularidades que são passíveis de apuração. Uma das possibilidades é estudá-la através de seu contexto local, observando o comportamento de seus agentes internos que desenvolvem a construção da cultura da escola, salientando que a instituição escolar se constitui em contínuo diálogo com a sociedade. Esta comunicação apresenta uma pesquisa em andamento, visa compreender como a escola pode se constituir enquanto lugar de identificação dos estudantes. Para isso, a pesquisa observará o cotidiano dos estudantes na instituição, pois acredita-se que a história dos estudantes ajuda a construir a história da escola. As perguntas iniciais da problemática questionam se o ensino de categorias geográficas pode contribuir para a construção da identificação dos estudantes com a instituição escolar e, em contrapartida, se a identificação com a escola pode auxiliar os estudantes na apropriação do conceito da categoria geográfica lugar. Pretende-se assim, nesta comunicação, abordar esta problematização." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1281_TB192_12112023230843.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO HENRIQUE DE CASTRO SILVA" "autor_nome_curto" => "Thiago Henrique" "autor_email" => "thiagohenc@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }