A CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA (GRUPEG) PARA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR-PESQUISADOR
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94116 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 746 "inscrito_id" => 2717 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA (GRUPEG) PARA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR-PESQUISADOR" "resumo" => "Esse resumo expandido tem como objetivo apresentar as contribuições do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG) para a formação da identidade docente, conceito que Pimenta (1996, p.75) define como um “[...] processo de construção do sujeito historicamente situado”. A partir de 2021, foram desenvolvidos alguns projetos que aconteceram também de maneira remota: o projeto Diálogo com o autor que tem o objetivo de promover a discussão dos variados temas do Ensino de Geografia, entre autor, leitores e intérpretes dos textos selecionados pelos professores.No ano de 2022, em função do Concurso Público para professor, realizado pela UESB e UNEB, foi lançado o projeto: Na sala de aula com..., para dar oportunidade aos membros e convidados a assistirem as aulas elaboradas para a prova didática dos professores, então candidatosEm função do Concurso da Educação Básica realizamos o projeto: GRUPEG no Concurso Público do Estado da Bahia e foram convidados alguns professores que trabalharam com as temáticas exigidas para o exame: conhecimentos pedagógicos, conhecimentos específicos, conhecimentos interdisciplinares e noções de igualdade racial e gênero.O GRUPEG contribui para a identidade de professor-pesquisador através das trocas de saberes das experiências, tanto dos professores mais novos, quanto daqueles com muitos anos de trabalho, além da necessidade constante de problematizar a prática pedagógica, a sala de aula e demais espaços da escola, reconhecendo-a como uma microssociedade, das oportunidades de reflexão da própria prática, da necessidade de ser e fazer diferente, para além da formação.Os membros do GRUPEG reconhecem e valorizam a profissão de professor, ao tempo que buscam por condições melhores de trabalho, ressaltam a importância de planejar, vislumbram o melhor para o aluno, a sociedade em que ele vive, a fim de que sejam inseridos no espaço como produtor e produto." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2717_TB746_24102023161102.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRECKSA VIANA OLIVEIRA SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "Andrecksa" "autor_email" => "andrecksa.oliveira@uesb.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94116 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 746 "inscrito_id" => 2717 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA (GRUPEG) PARA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR-PESQUISADOR" "resumo" => "Esse resumo expandido tem como objetivo apresentar as contribuições do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG) para a formação da identidade docente, conceito que Pimenta (1996, p.75) define como um “[...] processo de construção do sujeito historicamente situado”. A partir de 2021, foram desenvolvidos alguns projetos que aconteceram também de maneira remota: o projeto Diálogo com o autor que tem o objetivo de promover a discussão dos variados temas do Ensino de Geografia, entre autor, leitores e intérpretes dos textos selecionados pelos professores.No ano de 2022, em função do Concurso Público para professor, realizado pela UESB e UNEB, foi lançado o projeto: Na sala de aula com..., para dar oportunidade aos membros e convidados a assistirem as aulas elaboradas para a prova didática dos professores, então candidatosEm função do Concurso da Educação Básica realizamos o projeto: GRUPEG no Concurso Público do Estado da Bahia e foram convidados alguns professores que trabalharam com as temáticas exigidas para o exame: conhecimentos pedagógicos, conhecimentos específicos, conhecimentos interdisciplinares e noções de igualdade racial e gênero.O GRUPEG contribui para a identidade de professor-pesquisador através das trocas de saberes das experiências, tanto dos professores mais novos, quanto daqueles com muitos anos de trabalho, além da necessidade constante de problematizar a prática pedagógica, a sala de aula e demais espaços da escola, reconhecendo-a como uma microssociedade, das oportunidades de reflexão da própria prática, da necessidade de ser e fazer diferente, para além da formação.Os membros do GRUPEG reconhecem e valorizam a profissão de professor, ao tempo que buscam por condições melhores de trabalho, ressaltam a importância de planejar, vislumbram o melhor para o aluno, a sociedade em que ele vive, a fim de que sejam inseridos no espaço como produtor e produto." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2717_TB746_24102023161102.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRECKSA VIANA OLIVEIRA SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "Andrecksa" "autor_email" => "andrecksa.oliveira@uesb.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }