Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

ENSINO DE GEOGRAFIA INCLUSIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES SOBRE A CIDADE DE LONDRINA (PR)

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Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta as potencialidades da discussão do conceito de cidade no ensino de Geografia para pessoas com deficiência visual. Essa temática se constitui como relevante, pois a cidade é um espaço complexo e dinâmico, possui formas, funções e estruturas diversificadas. As pessoas vivenciam os espaços da cidade de formas distintas, de acordo com suas percepções, interesses e lugar que ocupam na sociedade. Compreender as múltiplas facetas da cidade permite interpretá-la como expressão da sociedade em sua essência desigual e contraditória e, ao mesmo tempo, lugar de encontro, de exercício dos direitos e vida coletiva. Nesse sentido, as questões norteadoras da pesquisa foram: quais as concepções e percepções das pessoas com deficiência visual sobre a cidade de Londrina? Como o conceito de cidade pode contribuir na construção de um conhecimento crítico-reflexivo? Quais recursos inclusivos podem ser utilizados em discussões sobre a cidade com estudantes com deficiência visual? Especificamente buscou-se: 1) Compreender quais os significados atribuídos a cidade de Londrina segundo as pessoas com deficiência visual; 2) Discutir teoricamente sobre as possibilidades inclusivas e contribuições do ensino de Geografia com ênfase para a discussão do conceito de cidade; 3) Destacar quais recursos didáticos podem ser utilizados, visando uma prática inclusiva e significativa. As concepções dos estudantes estão articuladas aos significados, saberes, emoções e vivências, a valorização dos conhecimentos prévios permite conhecer as representações sociais construídas sobre a cidade e outras escalas geográficas. Faz-se necessário buscar práticas inclusivas capazes de proporcionar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes com ou sem deficiência.

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