POLÍTICA CURRICULAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA – DISCURSOS, DISCUSSÕES E IMPLICAÇÕES DA BNC-FORMAÇÃO EM BELÉM, PA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93955 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 404 "inscrito_id" => 848 "titulo" => "POLÍTICA CURRICULAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA – DISCURSOS, DISCUSSÕES E IMPLICAÇÕES DA BNC-FORMAÇÃO EM BELÉM, PA" "resumo" => "Há pelo menos 30 anos, a política educacional do Brasil, materializada nas propostas curriculares que derivam delas, está associada e atende uma demanda mercadológica. O processo de neoliberalização da educação brasileira, nos seus diferentes níveis, marca o projeto político-educacional que se tem para a formação de estudantes e, também, de professores. A fim de “solucionar” as demandas provocadas pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica, a Resolução CNE/CP nº 2/2019 implica novos discursos sobre o papel do professor de geografia na sociedade atual. O presente artigo procura entender o (novo) papel do professor através da análise documental e do(s) discurso(s) imbuídos nesses documentos e nas entrevistas semiestruturadas que foram feitas junto ao Núcleo Docente Estruturante, discentes e docentes do ensino básico, a fim de evidenciar as discussões e implicações que as reformas neoliberais acarretam para a educação na formação inicial de professores de geografia." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 40: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID848_TB404_28112023000048.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEMAR FERREIRA GONÇALVES JUNIOR" "autor_nome_curto" => "ADEMAR FERREIRA" "autor_email" => "ademar.fgjunior@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93955 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 404 "inscrito_id" => 848 "titulo" => "POLÍTICA CURRICULAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA – DISCURSOS, DISCUSSÕES E IMPLICAÇÕES DA BNC-FORMAÇÃO EM BELÉM, PA" "resumo" => "Há pelo menos 30 anos, a política educacional do Brasil, materializada nas propostas curriculares que derivam delas, está associada e atende uma demanda mercadológica. O processo de neoliberalização da educação brasileira, nos seus diferentes níveis, marca o projeto político-educacional que se tem para a formação de estudantes e, também, de professores. A fim de “solucionar” as demandas provocadas pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica, a Resolução CNE/CP nº 2/2019 implica novos discursos sobre o papel do professor de geografia na sociedade atual. O presente artigo procura entender o (novo) papel do professor através da análise documental e do(s) discurso(s) imbuídos nesses documentos e nas entrevistas semiestruturadas que foram feitas junto ao Núcleo Docente Estruturante, discentes e docentes do ensino básico, a fim de evidenciar as discussões e implicações que as reformas neoliberais acarretam para a educação na formação inicial de professores de geografia." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 40: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID848_TB404_28112023000048.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEMAR FERREIRA GONÇALVES JUNIOR" "autor_nome_curto" => "ADEMAR FERREIRA" "autor_email" => "ademar.fgjunior@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }