CONCEPÇÕES, SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO: NARRATIVAS DOCENTES SOBRE AS RELAÇÕES CAMPO-CIDADE E RURAL-URBANO
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94602 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1878 "inscrito_id" => 3492 "titulo" => "CONCEPÇÕES, SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO: NARRATIVAS DOCENTES SOBRE AS RELAÇÕES CAMPO-CIDADE E RURAL-URBANO" "resumo" => "Este trabalho intenciona entrecruzar vivências, saberes e práticas de cinco professores de Geografia os quais foram colaboradores e possibilitaram a construção dos enredos da dissertação de mestrado, intitulada “Relações campo-cidade e rural-urbano: narrativas, concepções e práticas de professores de Geografia”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais e ao Grupo de Pesquisa Geo(bio)grafar – Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores, da Universidade do Estado da Bahia. Estes professores vivenciam o exercício da docência em três escolas públicas vinculadas a secretaria de educação do município de Biritinga, no sertão baiano, com estudantes que experienciam a vida em contextos urbanos e rurais. Para este ensaio, buscamos interpretar as experiências narradas pelos professores os modos como praticam a docência no cotidiano da sala de aula ao abordar os conteúdos que versam sobre as relações campo-cidade e rural-urbano. A partir das concepções, saberes e práticas protagonizadas e narradas pelos professores de Geografia, colaboradores deste estudo, buscamos tecer uma análise interpretativa-compreensiva acerca dos movimentos empreendidos pelos docentes para a contemplação desses conteúdos com estudantes que possuem vivências singulares mediante os seus contextos espaciais. Conceber uma educação geográfica que seja realmente significativa para os estudantes é uma busca contínua e cotidiana de muitos professores de Geografia. Pensar e mobilizar estratégias para subverter lógicas que não contemplam o cotidiano dos estudantes é um desafio que muitos docentes na contemporaneidade estão buscando superar." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3492_TB1878_27112023235734.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARCOS SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jmsribeiro08@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94602 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1878 "inscrito_id" => 3492 "titulo" => "CONCEPÇÕES, SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO: NARRATIVAS DOCENTES SOBRE AS RELAÇÕES CAMPO-CIDADE E RURAL-URBANO" "resumo" => "Este trabalho intenciona entrecruzar vivências, saberes e práticas de cinco professores de Geografia os quais foram colaboradores e possibilitaram a construção dos enredos da dissertação de mestrado, intitulada “Relações campo-cidade e rural-urbano: narrativas, concepções e práticas de professores de Geografia”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais e ao Grupo de Pesquisa Geo(bio)grafar – Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores, da Universidade do Estado da Bahia. Estes professores vivenciam o exercício da docência em três escolas públicas vinculadas a secretaria de educação do município de Biritinga, no sertão baiano, com estudantes que experienciam a vida em contextos urbanos e rurais. Para este ensaio, buscamos interpretar as experiências narradas pelos professores os modos como praticam a docência no cotidiano da sala de aula ao abordar os conteúdos que versam sobre as relações campo-cidade e rural-urbano. A partir das concepções, saberes e práticas protagonizadas e narradas pelos professores de Geografia, colaboradores deste estudo, buscamos tecer uma análise interpretativa-compreensiva acerca dos movimentos empreendidos pelos docentes para a contemplação desses conteúdos com estudantes que possuem vivências singulares mediante os seus contextos espaciais. Conceber uma educação geográfica que seja realmente significativa para os estudantes é uma busca contínua e cotidiana de muitos professores de Geografia. Pensar e mobilizar estratégias para subverter lógicas que não contemplam o cotidiano dos estudantes é um desafio que muitos docentes na contemporaneidade estão buscando superar." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3492_TB1878_27112023235734.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARCOS SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jmsribeiro08@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }