Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA NA ARTICULAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA E OS MÉTODOS DAS CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA PARA A SUPERAÇÃO DO MODELO N-H-E.

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA
0 of 0
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93901 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 1565 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA NA ARTICULAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA E OS MÉTODOS DAS CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA PARA A SUPERAÇÃO DO MODELO N-H-E." "resumo" => "Apresenta-se na pesquisa uma lacuna no debate acerca da Alfabetização Geográfica e uma perspectiva focada na diversidade de métodos da ciência geográfica como possibilidade de superação do modelo N-H-E (Natureza, Homem, Economia). Sistematiza parte do trabalho realizado no programa de pós-doutorado da Faculdade de Educação da USP e consiste numa pesquisa de caráter bibliográfico, visando identificar possibilidades de interlocução entre o que foi apresentado e discutido acerca do ensino de Geografia no momento de renovação do pensamento geográfico, ocorrido a partir dos anos 1970 no Brasil, com o que se desenvolveu acerca do tema a partir desse marco temporal. Dessa forma, pretende-se contribuir no atual debate acerca da Alfabetização Geográfica, e apontar para possibilidades que podem servir ao ensino da Geografia no atual contexto da implementação da BNCC.Apresenta-se na pesquisa uma lacuna no debate acerca da Alfabetização Geográfica e uma perspectiva focada na diversidade de métodos da ciência geográfica como p" "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1565_TB294_27112023105442.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUGUSTO MONTEIRO OZORIO" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO M." "autor_email" => "monteiro.augusto@ifsp.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93901 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 1565 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA NA ARTICULAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA E OS MÉTODOS DAS CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA PARA A SUPERAÇÃO DO MODELO N-H-E." "resumo" => "Apresenta-se na pesquisa uma lacuna no debate acerca da Alfabetização Geográfica e uma perspectiva focada na diversidade de métodos da ciência geográfica como possibilidade de superação do modelo N-H-E (Natureza, Homem, Economia). Sistematiza parte do trabalho realizado no programa de pós-doutorado da Faculdade de Educação da USP e consiste numa pesquisa de caráter bibliográfico, visando identificar possibilidades de interlocução entre o que foi apresentado e discutido acerca do ensino de Geografia no momento de renovação do pensamento geográfico, ocorrido a partir dos anos 1970 no Brasil, com o que se desenvolveu acerca do tema a partir desse marco temporal. Dessa forma, pretende-se contribuir no atual debate acerca da Alfabetização Geográfica, e apontar para possibilidades que podem servir ao ensino da Geografia no atual contexto da implementação da BNCC.Apresenta-se na pesquisa uma lacuna no debate acerca da Alfabetização Geográfica e uma perspectiva focada na diversidade de métodos da ciência geográfica como p" "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1565_TB294_27112023105442.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUGUSTO MONTEIRO OZORIO" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO M." "autor_email" => "monteiro.augusto@ifsp.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

Apresenta-se na pesquisa uma lacuna no debate acerca da Alfabetização Geográfica e uma perspectiva focada na diversidade de métodos da ciência geográfica como possibilidade de superação do modelo N-H-E (Natureza, Homem, Economia). Sistematiza parte do trabalho realizado no programa de pós-doutorado da Faculdade de Educação da USP e consiste numa pesquisa de caráter bibliográfico, visando identificar possibilidades de interlocução entre o que foi apresentado e discutido acerca do ensino de Geografia no momento de renovação do pensamento geográfico, ocorrido a partir dos anos 1970 no Brasil, com o que se desenvolveu acerca do tema a partir desse marco temporal. Dessa forma, pretende-se contribuir no atual debate acerca da Alfabetização Geográfica, e apontar para possibilidades que podem servir ao ensino da Geografia no atual contexto da implementação da BNCC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.