A inspiração para esta pesquisa surgiu a partir da leitura do artigo de Meinig (2003), que concebe a paisagem como “natureza”; “habitat”; “artefato”; “sistema”; “problema”; “riqueza”; “ideologia”; “história”; “lugar” e “estética”. A investigação é resultado parcial da temática paisagem do patrimônio cultural da cidade de Sobral, localizada no estado brasileiro do Ceará, contando com a participação de discentes do ensino médio de três instituições da sede do município. As escolas são as seguintes: João Ribeiro Ramos, Professor Arruda e Professor Luiz Felipe. A pesquisa tem a proposta de produção compartilhada de conhecimento com os interlocutores, usando a imagem técnica como linguagem. As fontes da investigação são fotografias produzidas a partir de intervenção pedagógica nas escolas citadas que, por sua vez, está alicerçada no método dos Círculos de Cultura, do educador Paulo Freire (1921-1997) que apregoa o protagonismo juvenil, aprendizado eficaz, senso crítico e autonomia. As fotografias urbanas foram captadas pelos estudantes que demonstraram sua percepção, e a complementaram por escrito. Paralelamente, foram feitos registros fotográficos de um dos pesquisadores, que expõe seu posicionamento ao detectar possíveis variantes imagéticas que podem ou não ser distintas daquelas produzidas pelos jovens. O resultado está sendo uma percepção plural, cheia de contrastes e tensões da paisagem, envolvendo os temas propostos por Meinig (2003), relacionados à discussão sobre o patrimônio cultural.