A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA(UEL) PARA ATUAÇÃO COM ALUNOS SURDOS
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93809 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 117 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA(UEL) PARA ATUAÇÃO COM ALUNOS SURDOS" "resumo" => "Diversos são os desafios que podem ser encontrados no ambiente educacional. Quando tratamos dos estudantes surdos tais desafios podem ser ainda maiores se lembrarmos que ao longo da história a população surda sempre acabou sofrendo com barreiras que além de comunicacionais também se estendiam para impedimentos sociais. Ações afirmativas para inclusão dos surdos na sociedade são recentes e ainda caminham para se consolidar. O respaldo legal promovido pelo Estado ajuda que essas ações comecem a ser executadas, porém é importante sempre zelar pela manutenção e execução de tais mecanismos e que eles não fiquem “apenas no papel”. Partindo desse ponto, buscou-se investigar a formação de professores da Geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), suas percepções acerca da disciplina de LIBRAS e se esses estudantes se sentiam preparados para um possível encontro com alunos surdos em ambiente escolar. A pesquisa se desenvolveu com os estudantes que acabaram cursando a disciplina com a carga horária de 30 horas , entre 2011 e 2020. Além de considerar a trajetória histórica da educação para surdos, bem como a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, da UEL, esta pesquisa considerou a situação atual dos estudantes surdos, de modo que seja possível refletir ações que possam otimizar o processo formativo de professores de Geografia para atender as demandas destes alunos." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 57: INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: LEGISLAÇÃO, DEMANDAS, DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID117_TB121_27112023155318.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO LOPES FONSECA" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => "ricardolopesf@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93809 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 117 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA(UEL) PARA ATUAÇÃO COM ALUNOS SURDOS" "resumo" => "Diversos são os desafios que podem ser encontrados no ambiente educacional. Quando tratamos dos estudantes surdos tais desafios podem ser ainda maiores se lembrarmos que ao longo da história a população surda sempre acabou sofrendo com barreiras que além de comunicacionais também se estendiam para impedimentos sociais. Ações afirmativas para inclusão dos surdos na sociedade são recentes e ainda caminham para se consolidar. O respaldo legal promovido pelo Estado ajuda que essas ações comecem a ser executadas, porém é importante sempre zelar pela manutenção e execução de tais mecanismos e que eles não fiquem “apenas no papel”. Partindo desse ponto, buscou-se investigar a formação de professores da Geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), suas percepções acerca da disciplina de LIBRAS e se esses estudantes se sentiam preparados para um possível encontro com alunos surdos em ambiente escolar. A pesquisa se desenvolveu com os estudantes que acabaram cursando a disciplina com a carga horária de 30 horas , entre 2011 e 2020. Além de considerar a trajetória histórica da educação para surdos, bem como a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, da UEL, esta pesquisa considerou a situação atual dos estudantes surdos, de modo que seja possível refletir ações que possam otimizar o processo formativo de professores de Geografia para atender as demandas destes alunos." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 57: INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: LEGISLAÇÃO, DEMANDAS, DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID117_TB121_27112023155318.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO LOPES FONSECA" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => "ricardolopesf@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }