Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

GESTÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93743
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 1348
    "titulo" => "GESTÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Pesquisa divulgada em agosto de 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias brasileiras com dívidas chegou a 72,9%. Esse número é alarmante e nos mostra que é urgente a necessidade de educar a população sobre a importância de uma boa gestão financeira. Segundo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF, 2005) o que está ocorrendo é que as pessoas estão com maior disponibilidade de crédito no mercado e a cada ano fica mais fácil o acesso a diversos tipos de transações econômicas. Em contrapartida, há um entendimento de que a falta de conhecimentos financeiros básicos pode trazer problemas para a saúde financeira do indivíduo. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática sobre educação financeira que possa ser aplicada em aulas de Matemática no segundo ano do ensino médio. A proposta é aplicar uma sequência que aborda conceitos de investimentos, controle de despesas e planejamento financeiro. O intuito é que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos que possam ajudá-los a tomar decisões financeiras mais conscientes e responsáveis, além de prepará-los para o futuro. A aplicação da sequência de ensino tem o objetivo de fazer com que os alunos compreendam como funciona o mercado financeiro, seus principais conceitos e como aplicá-los em seu cotidiano. Por meio de atividades e dinâmicas em sala de aula os alunos serão estimulados a refletir sobre seus hábitos financeiros (e/ou de suas famílias) e a desenvolver uma consciência de gestão financeira pessoal e planejamento de seu futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1348_TB175_17102023161229.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA HANADA"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA Hanada"
    "autor_email" => "giovanna.hanada@faculdade"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93743
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 1348
    "titulo" => "GESTÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Pesquisa divulgada em agosto de 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias brasileiras com dívidas chegou a 72,9%. Esse número é alarmante e nos mostra que é urgente a necessidade de educar a população sobre a importância de uma boa gestão financeira. Segundo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF, 2005) o que está ocorrendo é que as pessoas estão com maior disponibilidade de crédito no mercado e a cada ano fica mais fácil o acesso a diversos tipos de transações econômicas. Em contrapartida, há um entendimento de que a falta de conhecimentos financeiros básicos pode trazer problemas para a saúde financeira do indivíduo. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática sobre educação financeira que possa ser aplicada em aulas de Matemática no segundo ano do ensino médio. A proposta é aplicar uma sequência que aborda conceitos de investimentos, controle de despesas e planejamento financeiro. O intuito é que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos que possam ajudá-los a tomar decisões financeiras mais conscientes e responsáveis, além de prepará-los para o futuro. A aplicação da sequência de ensino tem o objetivo de fazer com que os alunos compreendam como funciona o mercado financeiro, seus principais conceitos e como aplicá-los em seu cotidiano. Por meio de atividades e dinâmicas em sala de aula os alunos serão estimulados a refletir sobre seus hábitos financeiros (e/ou de suas famílias) e a desenvolver uma consciência de gestão financeira pessoal e planejamento de seu futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1348_TB175_17102023161229.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA HANADA"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA Hanada"
    "autor_email" => "giovanna.hanada@faculdade"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Pesquisa divulgada em agosto de 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias brasileiras com dívidas chegou a 72,9%. Esse número é alarmante e nos mostra que é urgente a necessidade de educar a população sobre a importância de uma boa gestão financeira. Segundo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF, 2005) o que está ocorrendo é que as pessoas estão com maior disponibilidade de crédito no mercado e a cada ano fica mais fácil o acesso a diversos tipos de transações econômicas. Em contrapartida, há um entendimento de que a falta de conhecimentos financeiros básicos pode trazer problemas para a saúde financeira do indivíduo. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática sobre educação financeira que possa ser aplicada em aulas de Matemática no segundo ano do ensino médio. A proposta é aplicar uma sequência que aborda conceitos de investimentos, controle de despesas e planejamento financeiro. O intuito é que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos que possam ajudá-los a tomar decisões financeiras mais conscientes e responsáveis, além de prepará-los para o futuro. A aplicação da sequência de ensino tem o objetivo de fazer com que os alunos compreendam como funciona o mercado financeiro, seus principais conceitos e como aplicá-los em seu cotidiano. Por meio de atividades e dinâmicas em sala de aula os alunos serão estimulados a refletir sobre seus hábitos financeiros (e/ou de suas famílias) e a desenvolver uma consciência de gestão financeira pessoal e planejamento de seu futuro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.