Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

USO DE ESTRATÉGIAS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ESTUDANTES ATÍPICOS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93683
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 881
    "titulo" => "USO DE ESTRATÉGIAS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ESTUDANTES ATÍPICOS."
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de aplicar estratégias baseadas na ciência da Análise do Comportamento Aplicada – ABA, buscando proporcionar equidade no processo de ensino-aprendizagem e manejo de comportamento no ambiente escolar para estudante atípico, com transtorno do espectro autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Desenvolvido por profissional facilitador de inclusão, foi realizado o acompanhamento de alunos matriculados no ensino fundamental em uma das escoladas da rede Sesi-SP no interior do estado, que apresentavam barreiras no desenvolvimento da aprendizagem, dificuldade em relacionar-se em sala de aula e consequentemente comportamentos inadequados. Por meio de uma análise funcional, que é formulada pelo levantamento de informações relacionadas ao que acontece antes da situação problema e logo após a ocorrência, e escolha de reforçadores para comportamentos assertivos, elencamos estratégias buscando auxiliar os estudantes a avançar tanto nas habilidades de aprendiz como nas habilidades acadêmicas. Foram feitas intervenções pontuais em consonância com as diretrizes do professor em sala de aula, e intervenções gerais envolvendo toda comunidade escolar em acordo com a gestão da unidade. Ao longo do processo de implantação, adequação e aplicação das ferramentas observamos avanços significativos no convívio social, desenvolvimento acadêmico e menor ocorrência de comportamentos disruptivos. Os estudantes apresentaram melhora na compreensão, realizando atividades sem auxilio e demonstraram aprendizagem significativa generalizando o objeto do conhecimento em diferentes áreas dos saberes. Passaram a realizar parcerias e agrupamentos produtivos em atividades tanto em sala como ambiente externo sem intervenção evidenciando efetivo aumento da qualidade de vida no contexto escolar. Palavras-chave: Estudante atípico; Manejo de comportamentos; Intervenção; Aprendizagem significativa; Análise do Comportamento Aplicada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID881_TB65_21102023174645.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE BATISTA DONAIRE SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE"
    "autor_email" => "incluindoeu@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93683
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 881
    "titulo" => "USO DE ESTRATÉGIAS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ESTUDANTES ATÍPICOS."
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de aplicar estratégias baseadas na ciência da Análise do Comportamento Aplicada – ABA, buscando proporcionar equidade no processo de ensino-aprendizagem e manejo de comportamento no ambiente escolar para estudante atípico, com transtorno do espectro autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Desenvolvido por profissional facilitador de inclusão, foi realizado o acompanhamento de alunos matriculados no ensino fundamental em uma das escoladas da rede Sesi-SP no interior do estado, que apresentavam barreiras no desenvolvimento da aprendizagem, dificuldade em relacionar-se em sala de aula e consequentemente comportamentos inadequados. Por meio de uma análise funcional, que é formulada pelo levantamento de informações relacionadas ao que acontece antes da situação problema e logo após a ocorrência, e escolha de reforçadores para comportamentos assertivos, elencamos estratégias buscando auxiliar os estudantes a avançar tanto nas habilidades de aprendiz como nas habilidades acadêmicas. Foram feitas intervenções pontuais em consonância com as diretrizes do professor em sala de aula, e intervenções gerais envolvendo toda comunidade escolar em acordo com a gestão da unidade. Ao longo do processo de implantação, adequação e aplicação das ferramentas observamos avanços significativos no convívio social, desenvolvimento acadêmico e menor ocorrência de comportamentos disruptivos. Os estudantes apresentaram melhora na compreensão, realizando atividades sem auxilio e demonstraram aprendizagem significativa generalizando o objeto do conhecimento em diferentes áreas dos saberes. Passaram a realizar parcerias e agrupamentos produtivos em atividades tanto em sala como ambiente externo sem intervenção evidenciando efetivo aumento da qualidade de vida no contexto escolar. Palavras-chave: Estudante atípico; Manejo de comportamentos; Intervenção; Aprendizagem significativa; Análise do Comportamento Aplicada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID881_TB65_21102023174645.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE BATISTA DONAIRE SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE"
    "autor_email" => "incluindoeu@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de aplicar estratégias baseadas na ciência da Análise do Comportamento Aplicada – ABA, buscando proporcionar equidade no processo de ensino-aprendizagem e manejo de comportamento no ambiente escolar para estudante atípico, com transtorno do espectro autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Desenvolvido por profissional facilitador de inclusão, foi realizado o acompanhamento de alunos matriculados no ensino fundamental em uma das escoladas da rede Sesi-SP no interior do estado, que apresentavam barreiras no desenvolvimento da aprendizagem, dificuldade em relacionar-se em sala de aula e consequentemente comportamentos inadequados. Por meio de uma análise funcional, que é formulada pelo levantamento de informações relacionadas ao que acontece antes da situação problema e logo após a ocorrência, e escolha de reforçadores para comportamentos assertivos, elencamos estratégias buscando auxiliar os estudantes a avançar tanto nas habilidades de aprendiz como nas habilidades acadêmicas. Foram feitas intervenções pontuais em consonância com as diretrizes do professor em sala de aula, e intervenções gerais envolvendo toda comunidade escolar em acordo com a gestão da unidade. Ao longo do processo de implantação, adequação e aplicação das ferramentas observamos avanços significativos no convívio social, desenvolvimento acadêmico e menor ocorrência de comportamentos disruptivos. Os estudantes apresentaram melhora na compreensão, realizando atividades sem auxilio e demonstraram aprendizagem significativa generalizando o objeto do conhecimento em diferentes áreas dos saberes. Passaram a realizar parcerias e agrupamentos produtivos em atividades tanto em sala como ambiente externo sem intervenção evidenciando efetivo aumento da qualidade de vida no contexto escolar. Palavras-chave: Estudante atípico; Manejo de comportamentos; Intervenção; Aprendizagem significativa; Análise do Comportamento Aplicada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.