Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

RECONSTRUINDO AS CONEXÕES MATEMÁTICA A PARTIR DOS PROCESSOS MENTAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93699
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 1108
    "titulo" => "RECONSTRUINDO AS CONEXÕES MATEMÁTICA A PARTIR DOS PROCESSOS MENTAIS"
    "resumo" => "Após a pandemia, tornou-se inquestionável a importância da retomada dos conceitos prévios dos estudantes em matemática, visto que a interrupção das aulas presenciais deixou lacunas significativas no aprendizado. Essa retomada deve ser cuidadosamente planejada, reconhecendo que a base matemática não é apenas um conjunto de fórmulas e procedimentos, mas uma estrutura de pensamento complexa que exige a ativação dos processos mentais adequados. Nesse contexto, o papel do professor se destaca, sendo fundamental que ele parta da condição real em que o aluno se encontra, não impondo um ritmo que não corresponda à sua prontidão. A personalização do ensino se mostra essencial, permitindo que cada aluno avance a partir de seu ponto de partida, com um foco especial na construção dos alicerces matemáticos necessários. Para estimular a construção e retomada do conhecimento de forma eficaz, atividades lúdicas se revelam como aliadas valiosas. Elas não apenas tornam a matemática mais acessível e atraente, mas também ativam os processos mentais de forma natural e envolvente. Através dessas atividades, os alunos podem consolidar conceitos prévios e reconstruir seu entendimento, fortalecendo a base necessária para progredir com confiança em novos tópicos matemáticos. Portanto, se faz necessária a retomada dos conceitos prévios, destacando a necessidade de estimular os processos mentais dos alunos que apresentam dificuldades e adotar abordagens de ensino personalizado percebendo, nas atividades lúdicas, ferramentas valiosas nesse processo, promovendo o aprendizado ativo e o desenvolvimento das habilidades matemáticas fundamentais, contribuindo assim para a formação de estudantes mais preparados e confiantes em seu domínio do conteúdo. Aqui, portanto, se apresentam os processos mentais e como eles são úteis para a compreensão desde as operações aritméticas inicias até a trigonometria, logaritmo entre outros conteúdos matemáticos a partir de experiências reais em sala de aula da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1108_TB95_23102023185841.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS DE MATTOS ALVARENGA"
    "autor_nome_curto" => "ALVARENGA"
    "autor_email" => "marcus.alvarenga@sesisp.o"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO FAE (UNIFAE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93699
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 1108
    "titulo" => "RECONSTRUINDO AS CONEXÕES MATEMÁTICA A PARTIR DOS PROCESSOS MENTAIS"
    "resumo" => "Após a pandemia, tornou-se inquestionável a importância da retomada dos conceitos prévios dos estudantes em matemática, visto que a interrupção das aulas presenciais deixou lacunas significativas no aprendizado. Essa retomada deve ser cuidadosamente planejada, reconhecendo que a base matemática não é apenas um conjunto de fórmulas e procedimentos, mas uma estrutura de pensamento complexa que exige a ativação dos processos mentais adequados. Nesse contexto, o papel do professor se destaca, sendo fundamental que ele parta da condição real em que o aluno se encontra, não impondo um ritmo que não corresponda à sua prontidão. A personalização do ensino se mostra essencial, permitindo que cada aluno avance a partir de seu ponto de partida, com um foco especial na construção dos alicerces matemáticos necessários. Para estimular a construção e retomada do conhecimento de forma eficaz, atividades lúdicas se revelam como aliadas valiosas. Elas não apenas tornam a matemática mais acessível e atraente, mas também ativam os processos mentais de forma natural e envolvente. Através dessas atividades, os alunos podem consolidar conceitos prévios e reconstruir seu entendimento, fortalecendo a base necessária para progredir com confiança em novos tópicos matemáticos. Portanto, se faz necessária a retomada dos conceitos prévios, destacando a necessidade de estimular os processos mentais dos alunos que apresentam dificuldades e adotar abordagens de ensino personalizado percebendo, nas atividades lúdicas, ferramentas valiosas nesse processo, promovendo o aprendizado ativo e o desenvolvimento das habilidades matemáticas fundamentais, contribuindo assim para a formação de estudantes mais preparados e confiantes em seu domínio do conteúdo. Aqui, portanto, se apresentam os processos mentais e como eles são úteis para a compreensão desde as operações aritméticas inicias até a trigonometria, logaritmo entre outros conteúdos matemáticos a partir de experiências reais em sala de aula da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1108_TB95_23102023185841.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS DE MATTOS ALVARENGA"
    "autor_nome_curto" => "ALVARENGA"
    "autor_email" => "marcus.alvarenga@sesisp.o"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO FAE (UNIFAE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Após a pandemia, tornou-se inquestionável a importância da retomada dos conceitos prévios dos estudantes em matemática, visto que a interrupção das aulas presenciais deixou lacunas significativas no aprendizado. Essa retomada deve ser cuidadosamente planejada, reconhecendo que a base matemática não é apenas um conjunto de fórmulas e procedimentos, mas uma estrutura de pensamento complexa que exige a ativação dos processos mentais adequados. Nesse contexto, o papel do professor se destaca, sendo fundamental que ele parta da condição real em que o aluno se encontra, não impondo um ritmo que não corresponda à sua prontidão. A personalização do ensino se mostra essencial, permitindo que cada aluno avance a partir de seu ponto de partida, com um foco especial na construção dos alicerces matemáticos necessários. Para estimular a construção e retomada do conhecimento de forma eficaz, atividades lúdicas se revelam como aliadas valiosas. Elas não apenas tornam a matemática mais acessível e atraente, mas também ativam os processos mentais de forma natural e envolvente. Através dessas atividades, os alunos podem consolidar conceitos prévios e reconstruir seu entendimento, fortalecendo a base necessária para progredir com confiança em novos tópicos matemáticos. Portanto, se faz necessária a retomada dos conceitos prévios, destacando a necessidade de estimular os processos mentais dos alunos que apresentam dificuldades e adotar abordagens de ensino personalizado percebendo, nas atividades lúdicas, ferramentas valiosas nesse processo, promovendo o aprendizado ativo e o desenvolvimento das habilidades matemáticas fundamentais, contribuindo assim para a formação de estudantes mais preparados e confiantes em seu domínio do conteúdo. Aqui, portanto, se apresentam os processos mentais e como eles são úteis para a compreensão desde as operações aritméticas inicias até a trigonometria, logaritmo entre outros conteúdos matemáticos a partir de experiências reais em sala de aula da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.