Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E FEIRA DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93432
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1137
    "inscrito_id" => 2511
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E FEIRA DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "A pesquisa parte da seguinte problemática: de que forma a Aprendizagem Baseada em Problemas pode contribuir para a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio, a partir da realização de uma Feira de Ciências? A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da APB para a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio, por meio da realização de uma Feira de Ciências. Essa se caracteriza por ser qualitativa e apresenta um estudo de caso realizado em uma escola pública de Alagoas. As etapas da pesquisa envolveram problematização, escrita do projeto, desenvolvimento, escrita de artigo científico com os resultados obtidos, apresentação na feira de ciências e aplicação de questionário com os alunos. A realização da feira de ciências, por meio da ABP, trouxe aos estudantes curiosidade sobre o tema, por meio de uma busca de respostas para a solução do problema investigado, gerando interesse na realização da pesquisa científica, dentro da temática estudada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2511_TB1137_15112022223835.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANA PRISCILA LIMA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALANA"
    "autor_email" => "alana.pry@professor.educ."
    "autor_ies" => "2ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93432
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1137
    "inscrito_id" => 2511
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E FEIRA DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "A pesquisa parte da seguinte problemática: de que forma a Aprendizagem Baseada em Problemas pode contribuir para a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio, a partir da realização de uma Feira de Ciências? A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da APB para a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio, por meio da realização de uma Feira de Ciências. Essa se caracteriza por ser qualitativa e apresenta um estudo de caso realizado em uma escola pública de Alagoas. As etapas da pesquisa envolveram problematização, escrita do projeto, desenvolvimento, escrita de artigo científico com os resultados obtidos, apresentação na feira de ciências e aplicação de questionário com os alunos. A realização da feira de ciências, por meio da ABP, trouxe aos estudantes curiosidade sobre o tema, por meio de uma busca de respostas para a solução do problema investigado, gerando interesse na realização da pesquisa científica, dentro da temática estudada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2511_TB1137_15112022223835.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANA PRISCILA LIMA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALANA"
    "autor_email" => "alana.pry@professor.educ."
    "autor_ies" => "2ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A pesquisa parte da seguinte problemática: de que forma a Aprendizagem Baseada em Problemas pode contribuir para a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio, a partir da realização de uma Feira de Ciências? A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da APB para a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio, por meio da realização de uma Feira de Ciências. Essa se caracteriza por ser qualitativa e apresenta um estudo de caso realizado em uma escola pública de Alagoas. As etapas da pesquisa envolveram problematização, escrita do projeto, desenvolvimento, escrita de artigo científico com os resultados obtidos, apresentação na feira de ciências e aplicação de questionário com os alunos. A realização da feira de ciências, por meio da ABP, trouxe aos estudantes curiosidade sobre o tema, por meio de uma busca de respostas para a solução do problema investigado, gerando interesse na realização da pesquisa científica, dentro da temática estudada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.