Neste trabalho, apresentamos as reflexões e vivências do PIBID desenvolvido no Curso de Educação do Campo - Licenciatura. O objetivo foi avaliar os planejamentos desenvolvidos, para o ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, durante a pandemia, em duas escolas do campo, quanto às suas potencialidades para a aprendizagem dos conceitos científicos. A abordagem metodológica adotada se caracterizou como qualitativa, com análise dos dados a partir da Análise de Conteúdo. Como resultados do estudo, emergiram três categorias: Estudos e organização pedagógica; Dificuldades de acesso e avaliação das devolutivas e Compreensões dos conteúdos de ciências, as quais indicam que os planejamentos contribuíram para o entendimento dos conteúdos. Quanto às considerações, observamos que, no desenvolvimento do PIBID, criou-se um espaço de estudo e de acolhida e, principalmente, de adaptação ao ensino remoto. Deste modo, buscou-se por planejamentos que potencializasse a construção do conhecimento científico, valorizando o protagonismo dos estudantes.