Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: ANÁLISE DAS AÇÕES DOCENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93384
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1067
    "inscrito_id" => 2928
    "titulo" => "AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: ANÁLISE DAS AÇÕES DOCENTES"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta um estudo das ações docentes em aulas remotas de Química no Ensino Superior. O objetivo da investigação centrou-se em caracterizar as ações docentes em aulas síncronas remotas de um curso superior de licenciatura em Química. Foram analisadas as aulas de dois professores de Química que atuam no Ensino Superior de uma universidade pública. A gravação das aulas ocorreu durante o primeiro semestre letivo de 2021 e foram analisadas seguindo os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo. Identificou-se 9 categorias de ação para P1 e 14 ações para P2. Sendo que, as ações de maiores incidências para P1 foram Explica-Pergunta-Retoma, e para P2 foram Explica-Operacionaliza-Responde. Ao comparar as ações docentes em aulas presenciais e em aulas remotas observou-se similaridades nas ações e a manifestação da ação “Operacionaliza”, a qual relaciona-se com as atividades operacionais que o docente realizou durante a aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2928_TB1067_13032023201715.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA POLVANI BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "Isadora Polvani"
    "autor_email" => "isadora.polvani@uel.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93384
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1067
    "inscrito_id" => 2928
    "titulo" => "AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: ANÁLISE DAS AÇÕES DOCENTES"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta um estudo das ações docentes em aulas remotas de Química no Ensino Superior. O objetivo da investigação centrou-se em caracterizar as ações docentes em aulas síncronas remotas de um curso superior de licenciatura em Química. Foram analisadas as aulas de dois professores de Química que atuam no Ensino Superior de uma universidade pública. A gravação das aulas ocorreu durante o primeiro semestre letivo de 2021 e foram analisadas seguindo os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo. Identificou-se 9 categorias de ação para P1 e 14 ações para P2. Sendo que, as ações de maiores incidências para P1 foram Explica-Pergunta-Retoma, e para P2 foram Explica-Operacionaliza-Responde. Ao comparar as ações docentes em aulas presenciais e em aulas remotas observou-se similaridades nas ações e a manifestação da ação “Operacionaliza”, a qual relaciona-se com as atividades operacionais que o docente realizou durante a aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2928_TB1067_13032023201715.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA POLVANI BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "Isadora Polvani"
    "autor_email" => "isadora.polvani@uel.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo das ações docentes em aulas remotas de Química no Ensino Superior. O objetivo da investigação centrou-se em caracterizar as ações docentes em aulas síncronas remotas de um curso superior de licenciatura em Química. Foram analisadas as aulas de dois professores de Química que atuam no Ensino Superior de uma universidade pública. A gravação das aulas ocorreu durante o primeiro semestre letivo de 2021 e foram analisadas seguindo os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo. Identificou-se 9 categorias de ação para P1 e 14 ações para P2. Sendo que, as ações de maiores incidências para P1 foram Explica-Pergunta-Retoma, e para P2 foram Explica-Operacionaliza-Responde. Ao comparar as ações docentes em aulas presenciais e em aulas remotas observou-se similaridades nas ações e a manifestação da ação “Operacionaliza”, a qual relaciona-se com as atividades operacionais que o docente realizou durante a aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.