Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O ENSINO DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA NO CURSINHO POPULAR PRÉ–UNIVERSITÁRIO ATENA: INVESTIGANDO DIFICULDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93031
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 577
    "inscrito_id" => 663
    "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA NO CURSINHO POPULAR PRÉ–UNIVERSITÁRIO ATENA: INVESTIGANDO DIFICULDADES"
    "resumo" => "Os cursinhos populares universitários têm uma importante tarefa ao ensinar os conteúdos das Ciências da Natureza. Este estudo teve por objetivo mapear as dificuldades para ensinar Biologia, Química e Física em um cursinho pré-vestibular universitário, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória e de caráter qualitativo. Participaram do estudo quatorze tutores das disciplinas de Biologia, Física e Química do cursinho pré-universitário Atena e os dados foram coletados por um formulário online. Os resultados indicam que os fenômenos de desmotivação de alunos e tutores, a defasagem de conteúdos da educação básica e a carência de formação e de experiência pedagógica são fatores determinantes de dificuldade no ensinar e aprender ciências da natureza no contexto desse cursinho popular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID663_TB577_08032023200249.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARIA LUNARDI CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "Luciana LCampos"
    "autor_email" => "luciana.lunardi-campos@un"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - UNESP BOTUCATU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93031
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 577
    "inscrito_id" => 663
    "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA NO CURSINHO POPULAR PRÉ–UNIVERSITÁRIO ATENA: INVESTIGANDO DIFICULDADES"
    "resumo" => "Os cursinhos populares universitários têm uma importante tarefa ao ensinar os conteúdos das Ciências da Natureza. Este estudo teve por objetivo mapear as dificuldades para ensinar Biologia, Química e Física em um cursinho pré-vestibular universitário, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória e de caráter qualitativo. Participaram do estudo quatorze tutores das disciplinas de Biologia, Física e Química do cursinho pré-universitário Atena e os dados foram coletados por um formulário online. Os resultados indicam que os fenômenos de desmotivação de alunos e tutores, a defasagem de conteúdos da educação básica e a carência de formação e de experiência pedagógica são fatores determinantes de dificuldade no ensinar e aprender ciências da natureza no contexto desse cursinho popular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID663_TB577_08032023200249.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARIA LUNARDI CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "Luciana LCampos"
    "autor_email" => "luciana.lunardi-campos@un"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - UNESP BOTUCATU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Os cursinhos populares universitários têm uma importante tarefa ao ensinar os conteúdos das Ciências da Natureza. Este estudo teve por objetivo mapear as dificuldades para ensinar Biologia, Química e Física em um cursinho pré-vestibular universitário, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória e de caráter qualitativo. Participaram do estudo quatorze tutores das disciplinas de Biologia, Física e Química do cursinho pré-universitário Atena e os dados foram coletados por um formulário online. Os resultados indicam que os fenômenos de desmotivação de alunos e tutores, a defasagem de conteúdos da educação básica e a carência de formação e de experiência pedagógica são fatores determinantes de dificuldade no ensinar e aprender ciências da natureza no contexto desse cursinho popular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.