Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

TRANSDISCIPLINARIDADE: UMA ALTERNATIVA PARA ARTICULAÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Os saberes na formação docente, de modo geral, ainda são organizados sob uma lógica disciplinar, embora os cursos de licenciatura tenham passado por diversos períodos de debates e reformulações, com vistas à superação deste modelo curricular. Os cursos organizados nesta lógica relegam aos licenciandos a responsabilidade por articular os Saberes Docentes, seja nos momentos de estágio ou, posteriormente, na atuação profissional. Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa que buscou evidenciar e analisar os Saberes Docentes presentes na formação inicial dos professores de Física. Investigou-se dois cursos de Licenciatura em Física de duas universidades públicas do estado do Paraná. Entre os resultados, foram encontradas diretrizes curriculares nacionais com orientações que se contradizem; matrizes de cursos que, mesmo apresentando maior carga horária fundamentada no saber disciplinar, já possuem um espaço significativo para os demais saberes; e, que a articulação dos saberes fica sob responsabilidade de alguns poucos professores nos cursos pesquisados.

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