Esta pesquisa em educação científica centrou-se na contextualização de conteúdos programáticos no Ensino Médio. Integrada a uma dissertação de mestrado, analisamos a aplicação remota de uma Unidade Didática (Produto Educacional) para o ensino da teoria evolucionista, originalmente planejada para ser executada de maneira presencial em 2020. Entretanto, com a pandemia de Covid-19 e as medidas de emergência sanitárias adotadas, uma adaptação da unidade precisou ser elaborada. Objetivou-se, com a mediação de mídias digitais, ensinar os processos evolutivos da vida, por meio da abordagem temática “fósseis”, com enfoque nas inter-relações CTS, a fim de promover alfabetização científica com estudantes da educação básica. A Unidade se estruturou nos três momentos pedagógicos, dispondo de instrumentos investigativos para captação de dados alocados nas aulas. Obtidos por meio da análise de conteúdo, os resultados indicam que a abordagem temática, aliada a questões sobre a biodiversidade local, mostrou um significativo potencial para contextualizar o ensino evolucionista.