Reflexões acerca dos fatores motivacionais são relevantes. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva compreender fatores motivacionais que levam discentes e egressos a escolherem a Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará. Assumimos a pesquisa qualitativa, por tratarmos de fenômenos subjetivos. Para a construção dos dados utilizamos questionários, realizados com discentes e egressos do referido curso, que foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva. Das respostas emergiram fatores motivacionais/intrínsecos, pautada na perspectiva da teoria dos dois fatores de Herzberg, possibilitando uma categoria emergente: fatores motivacionais para a escolha do curso de licenciatura; que apresenta quatro subcategorias, tais como: i) gostar de ensinar/vontade de ser professor; ii) desejo de formar Cidadãos; iii) inspiração em outros professores; e iv) Afinidade pelas Ciências Naturais. Os resultados apontam que os fatores motivacionais estão intimamente ligados ao sentido subjetivo de cada indivíduo segundo suas vivências e contribuem para diminuir a evasão no curso.