Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO AO ENSINO DA QUÍMICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO BASES PARA A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93084
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 643
    "inscrito_id" => 2547
    "titulo" => "UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO AO ENSINO DA QUÍMICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO BASES PARA A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi analisar, qualitativamente, a contribuição da aplicação de uma sequência didática, de acordo com Antoni Zabala, para a introdução do estudo da Química no 9º ano do ensino fundamental de uma escola privada. Esta proposta metodológica foi desenvolvida em quatro aulas, com atividades que buscaram identificar conhecimentos prévios relevantes dos estudantes sobre a Química e a sua importância em nosso cotidiano. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários abertos e um mapa conceitual construído coletivamente em colaboração com o professor-pesquisador. Os recursos pedagógicos utilizados foram um texto, um vídeo didático e apresentações de slides. A análise dos dados obtidos permitiu observar uma melhor compreensão por parte dos estudantes sobre o que a Química estuda e sua presença em nosso dia-a-dia. Conclui-se que esta intervenção pedagógica contribuiu para uma melhor interatividade em sala de aula e formação de pré-requisitos para o aprendizado da Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2547_TB643_13032023204155.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMAURY CALIXTO DE FREITAS TORRES"
    "autor_nome_curto" => "AMAURY"
    "autor_email" => "prof.amaury@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93084
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 643
    "inscrito_id" => 2547
    "titulo" => "UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO AO ENSINO DA QUÍMICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO BASES PARA A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi analisar, qualitativamente, a contribuição da aplicação de uma sequência didática, de acordo com Antoni Zabala, para a introdução do estudo da Química no 9º ano do ensino fundamental de uma escola privada. Esta proposta metodológica foi desenvolvida em quatro aulas, com atividades que buscaram identificar conhecimentos prévios relevantes dos estudantes sobre a Química e a sua importância em nosso cotidiano. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários abertos e um mapa conceitual construído coletivamente em colaboração com o professor-pesquisador. Os recursos pedagógicos utilizados foram um texto, um vídeo didático e apresentações de slides. A análise dos dados obtidos permitiu observar uma melhor compreensão por parte dos estudantes sobre o que a Química estuda e sua presença em nosso dia-a-dia. Conclui-se que esta intervenção pedagógica contribuiu para uma melhor interatividade em sala de aula e formação de pré-requisitos para o aprendizado da Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2547_TB643_13032023204155.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMAURY CALIXTO DE FREITAS TORRES"
    "autor_nome_curto" => "AMAURY"
    "autor_email" => "prof.amaury@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar, qualitativamente, a contribuição da aplicação de uma sequência didática, de acordo com Antoni Zabala, para a introdução do estudo da Química no 9º ano do ensino fundamental de uma escola privada. Esta proposta metodológica foi desenvolvida em quatro aulas, com atividades que buscaram identificar conhecimentos prévios relevantes dos estudantes sobre a Química e a sua importância em nosso cotidiano. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários abertos e um mapa conceitual construído coletivamente em colaboração com o professor-pesquisador. Os recursos pedagógicos utilizados foram um texto, um vídeo didático e apresentações de slides. A análise dos dados obtidos permitiu observar uma melhor compreensão por parte dos estudantes sobre o que a Química estuda e sua presença em nosso dia-a-dia. Conclui-se que esta intervenção pedagógica contribuiu para uma melhor interatividade em sala de aula e formação de pré-requisitos para o aprendizado da Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.