Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES AUTISTAS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA REVISÃO DAS PIONEIRAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93047
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 1392
    "titulo" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES AUTISTAS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA REVISÃO DAS PIONEIRAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC"
    "resumo" => "Para este trabalho, analisamos publicações sobre a educação de estudantes autistas em aulas de ciências, em todas as atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. O objetivo é identificar, problematizar e analisar, à luz da Teoria Histórico-Cultural (THC), particularidades acerca do autismo, e como os conhecimentos científicos das ciências podem favorecer processos compensatórios. A pesquisa orientada, teórica e metodologicamente pelo método materialista histórico e dialético, buscou elementos que nos possibilitassem capturar a essência do fenômeno e não apenas uma descrição – sua aparência. Diante da análise de oito trabalhos, identificamos algumas interessantes discussões sobre os processos essenciais do desenvolvimento, que explicam os modos atípicos de estudantes com autismo na inclusão escolar. Por fim, apontamos a necessidade de investigações sobre este tema, na busca de novos caminhos de desenvolvimento para estudantes com autismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1392_TB596_14112022225935.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANNA DE PAOLI"
    "autor_nome_curto" => "JOANNA"
    "autor_email" => "joannadepaoli@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93047
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 1392
    "titulo" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES AUTISTAS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA REVISÃO DAS PIONEIRAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC"
    "resumo" => "Para este trabalho, analisamos publicações sobre a educação de estudantes autistas em aulas de ciências, em todas as atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. O objetivo é identificar, problematizar e analisar, à luz da Teoria Histórico-Cultural (THC), particularidades acerca do autismo, e como os conhecimentos científicos das ciências podem favorecer processos compensatórios. A pesquisa orientada, teórica e metodologicamente pelo método materialista histórico e dialético, buscou elementos que nos possibilitassem capturar a essência do fenômeno e não apenas uma descrição – sua aparência. Diante da análise de oito trabalhos, identificamos algumas interessantes discussões sobre os processos essenciais do desenvolvimento, que explicam os modos atípicos de estudantes com autismo na inclusão escolar. Por fim, apontamos a necessidade de investigações sobre este tema, na busca de novos caminhos de desenvolvimento para estudantes com autismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1392_TB596_14112022225935.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANNA DE PAOLI"
    "autor_nome_curto" => "JOANNA"
    "autor_email" => "joannadepaoli@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Para este trabalho, analisamos publicações sobre a educação de estudantes autistas em aulas de ciências, em todas as atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. O objetivo é identificar, problematizar e analisar, à luz da Teoria Histórico-Cultural (THC), particularidades acerca do autismo, e como os conhecimentos científicos das ciências podem favorecer processos compensatórios. A pesquisa orientada, teórica e metodologicamente pelo método materialista histórico e dialético, buscou elementos que nos possibilitassem capturar a essência do fenômeno e não apenas uma descrição – sua aparência. Diante da análise de oito trabalhos, identificamos algumas interessantes discussões sobre os processos essenciais do desenvolvimento, que explicam os modos atípicos de estudantes com autismo na inclusão escolar. Por fim, apontamos a necessidade de investigações sobre este tema, na busca de novos caminhos de desenvolvimento para estudantes com autismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.