Este artigo traz um recorte da pesquisa de dissertação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), que trata da formação de professores e alfabetização científica na EJA. Nele, apresenta-se um viés da pesquisa, que objetiva empreender reflexões em torno da prática de alfabetização científica na EJA, evidenciando as singularidades que envolvem esse processo. Tais reflexões partem da narrativa de uma professora que ensina ciências na EJA, na 1º Totalidade, no município de Belém/PA, que participou de formação continuada em contexto colaborativo. A narrativa foi analisada por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados destacam que quando os professores incorporam os saberes das vivências dos educandos em suas práticas, passam a experienciar outras possibilidades para o ensino de ciências na EJA, potencializando a aprendizagem, se distanciando de práticas formalistas, aproximando-se de um ensino mais inovador na perspectiva da alfabetização científica.