Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

IN/EXCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: (IN)CONFORMIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92933
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 451
    "inscrito_id" => 2107
    "titulo" => "IN/EXCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: (IN)CONFORMIDADES"
    "resumo" => "Este texto problematiza a in/exclusão de pessoas com deficiência visual na perspectiva dos sujeitos considerados “normovisuais”, tais sujeitos são licenciandos do curso de Química de uma Universidade pública localizada em uma capital da região sul do Brasil. Buscou-se mediante uma oficina, ouvir as enunciações e problematizar as “verdades” que constituem a subjetivação desses licenciandos sobre a in/exclusão de pessoas com deficiência visual no curso de Química. Ademais, foram realizados registros fotográficos sobre o espaço universitário por eles ocupados, a fim de identificar na materialidade espacial os aspectos que levam a padronização do curso e dos sujeitos que atuam nesta área do conhecimento. Percebemos por meio das análises, grupos de sujeitos conformados e inconformados com os processos de in/exclusão e com aspectos específicos do curso de Química. Realizamos esta abordagem de cunho pós-estruturalista baseada em autores contemporâneos aliados aos conceitos encontrados nas obras de Michel Foucault."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2107_TB451_14022023153208.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANE ESTACIO DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "TATIANE"
    "autor_email" => "tatianeestaciodepaula@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92933
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 451
    "inscrito_id" => 2107
    "titulo" => "IN/EXCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: (IN)CONFORMIDADES"
    "resumo" => "Este texto problematiza a in/exclusão de pessoas com deficiência visual na perspectiva dos sujeitos considerados “normovisuais”, tais sujeitos são licenciandos do curso de Química de uma Universidade pública localizada em uma capital da região sul do Brasil. Buscou-se mediante uma oficina, ouvir as enunciações e problematizar as “verdades” que constituem a subjetivação desses licenciandos sobre a in/exclusão de pessoas com deficiência visual no curso de Química. Ademais, foram realizados registros fotográficos sobre o espaço universitário por eles ocupados, a fim de identificar na materialidade espacial os aspectos que levam a padronização do curso e dos sujeitos que atuam nesta área do conhecimento. Percebemos por meio das análises, grupos de sujeitos conformados e inconformados com os processos de in/exclusão e com aspectos específicos do curso de Química. Realizamos esta abordagem de cunho pós-estruturalista baseada em autores contemporâneos aliados aos conceitos encontrados nas obras de Michel Foucault."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2107_TB451_14022023153208.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANE ESTACIO DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "TATIANE"
    "autor_email" => "tatianeestaciodepaula@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este texto problematiza a in/exclusão de pessoas com deficiência visual na perspectiva dos sujeitos considerados “normovisuais”, tais sujeitos são licenciandos do curso de Química de uma Universidade pública localizada em uma capital da região sul do Brasil. Buscou-se mediante uma oficina, ouvir as enunciações e problematizar as “verdades” que constituem a subjetivação desses licenciandos sobre a in/exclusão de pessoas com deficiência visual no curso de Química. Ademais, foram realizados registros fotográficos sobre o espaço universitário por eles ocupados, a fim de identificar na materialidade espacial os aspectos que levam a padronização do curso e dos sujeitos que atuam nesta área do conhecimento. Percebemos por meio das análises, grupos de sujeitos conformados e inconformados com os processos de in/exclusão e com aspectos específicos do curso de Química. Realizamos esta abordagem de cunho pós-estruturalista baseada em autores contemporâneos aliados aos conceitos encontrados nas obras de Michel Foucault.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.