Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO DA LITERATURA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS ATRAVÉS DOS PERIÓDICOS DA CAPES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92833
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 320
    "inscrito_id" => 1278
    "titulo" => "QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO DA LITERATURA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS ATRAVÉS DOS PERIÓDICOS DA CAPES"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo compreender o que se tem pesquisado nos últimos 5 anos na América Latina sobre as Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos Periódicos da Capes buscando artigos publicados em revistas científicas entre janeiro de 2018 a agosto de 2022. Após a seleção dos artigos, foi realizada uma análise textual discursiva, que acarretou nas seguintes categorias: fundamentação teórica, atividades pedagógicas, proposta sociocientífica e vertentes Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (ECTSA). Como conclusão, podemos perceber a utilização de fundamentações teóricas brasileiras nas pesquisas, uma grande variedade de temáticas sociocientíficas sendo aplicadas no ensino e diferentes vertentes da ECTSA sendo utilizadas nos artigos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1278_TB320_07112022105959.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA ELOISA RIBEIRO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandagomes@estudante.ufs"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92833
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 320
    "inscrito_id" => 1278
    "titulo" => "QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO DA LITERATURA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS ATRAVÉS DOS PERIÓDICOS DA CAPES"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo compreender o que se tem pesquisado nos últimos 5 anos na América Latina sobre as Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos Periódicos da Capes buscando artigos publicados em revistas científicas entre janeiro de 2018 a agosto de 2022. Após a seleção dos artigos, foi realizada uma análise textual discursiva, que acarretou nas seguintes categorias: fundamentação teórica, atividades pedagógicas, proposta sociocientífica e vertentes Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (ECTSA). Como conclusão, podemos perceber a utilização de fundamentações teóricas brasileiras nas pesquisas, uma grande variedade de temáticas sociocientíficas sendo aplicadas no ensino e diferentes vertentes da ECTSA sendo utilizadas nos artigos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1278_TB320_07112022105959.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA ELOISA RIBEIRO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandagomes@estudante.ufs"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o que se tem pesquisado nos últimos 5 anos na América Latina sobre as Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos Periódicos da Capes buscando artigos publicados em revistas científicas entre janeiro de 2018 a agosto de 2022. Após a seleção dos artigos, foi realizada uma análise textual discursiva, que acarretou nas seguintes categorias: fundamentação teórica, atividades pedagógicas, proposta sociocientífica e vertentes Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (ECTSA). Como conclusão, podemos perceber a utilização de fundamentações teóricas brasileiras nas pesquisas, uma grande variedade de temáticas sociocientíficas sendo aplicadas no ensino e diferentes vertentes da ECTSA sendo utilizadas nos artigos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.