O trabalho com a linguagem constitui um dos alicerces básicos da educação infantil, tendo em vista seu valor para a formação do sujeito, para a interação com o próximo, na construção do conhecimento e desenvolvimento do pensar. A leitura tem sido um instrumento importantíssimo no crescimento cognitivo e intelectual na formação do ser humano. A mesma é muito mais do que mera decodificação, é através dela que os estudantes aprendem a compreender e interpretar símbolos e ter uma visão de mundo mais crítica, além de ter o poder de despertar, em uma só pessoa, os mais variados sentimentos, bem como propiciar novas descobertas. Além disso, a leitura, muito mais que uma obrigação dos estudantes deve ser encarada como uma diversão e um instrumento de transformação da sociedade. A pesquisa visa apresentar o quanto o sonho de um mundo leitor pode ser concretizado nas escolas e, mais do que isso, tem a intenção de mostrar o quanto o ensino e o incentivo da leitura nas séries iniciais são de extrema importância para formar um cidadão crítico e ciente de suas necessidades, suscitando assim, a sua transformação e a do mundo. Esta pesquisa foi realizada com a turma do 3º ano da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes no ano letivo de 2014, localizada no município de Picuí, PB, tendo como objetivo observar a didática utilizada pelo professor (a) em sala de aula para estimular a leitura em seus alunos e verificar o interesse dos mesmos. Palavras-Chave: Leitura. Estímulo. Formação. Conhecimento.