Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma prática de recuperação, mediante troca representacional de um signo artístico em conceito científico, aplicada a grupo de 35 alunos do ensino médio de uma escola pública que estudaram o tema conservação de energia durante a realização de um minicurso de 8 horas/aula. Na etapa anterior a cada aula o professor utilizou o método do Ensino sob Medida (EsM) entregando previamente aos alunos o material para leitura e preparação individual em casa. Em classe, durante as sete primeiras aulas, o professor implementou em sala de aula uma sequência didática sobre o problema da montanha-russa empregando o método de Instrução pelos Colegas (IpC). Na oitava e última aula, como atividade de prática de recuperação os alunos foram solicitados a escrever um texto dissertativo-argumentativo que retratasse a obra “A Queda D`Água” de Escher (1961) como um caso de violação do princípio de conservação da energia a partir dos conceitos estudados em classe. Os resultados encontrados mostraram que a maioria dos alunos foram capazes de correlacionar o conteúdo ensinado a obra artística. Desta forma, buscamos contribuir para os avanços das pesquisas na área de ensino de física no que diz respeito à introdução da prática de recuperação para a compreensão do processo de aprendizagem em sala de aula.