Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

VIAGEM AO CENTRO DA CÉLULA: UMA ELETIVA ORIENTADA SOBRE CITOLOGIA APLICADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92773
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 1017
    "titulo" => "VIAGEM AO CENTRO DA CÉLULA: UMA ELETIVA ORIENTADA SOBRE CITOLOGIA APLICADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL"
    "resumo" => "A Eletiva Viagem ao Centro da Célula reuniu diversos saberes do Novo Ensino Médio e da vida escolar na pandemia com ensino remoto. Para avaliar os resultados obtidos no Centro Educacional 03 do Guará, escola pública do Distrito Federal, foi aplicado um questionário sobre a dinâmica do curso. A eletiva teve uma sequência didática de 14 aulas, ocorrendo uma aula por semana via reunião síncrona na plataforma Google Meet com aulas teóricas, utilizando sites interativos, jogos, sites de quiz, laboratórios virtuais e exercícios. Além das aulas, era disponibilizado material teórico referentes ao que fora ministrado na aula e exercícios de fixação. Dos 30 estudantes da eletiva, 13 responderam o formulário avaliativo. Os principais tópicos avaliados foram os conteúdos, nível de entendimento, aplicabilidade, método e estratégias de ensino, e participação dos estudantes. De modo geral a avaliação da eletiva demonstrou que os métodos utilizados foram eficazes para o aprendizado do conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1017_TB246_13032023082345.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE RODRIGUES MENEZES RUSSO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE RUSSO"
    "autor_email" => "cristianerusso@unb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92773
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 1017
    "titulo" => "VIAGEM AO CENTRO DA CÉLULA: UMA ELETIVA ORIENTADA SOBRE CITOLOGIA APLICADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL"
    "resumo" => "A Eletiva Viagem ao Centro da Célula reuniu diversos saberes do Novo Ensino Médio e da vida escolar na pandemia com ensino remoto. Para avaliar os resultados obtidos no Centro Educacional 03 do Guará, escola pública do Distrito Federal, foi aplicado um questionário sobre a dinâmica do curso. A eletiva teve uma sequência didática de 14 aulas, ocorrendo uma aula por semana via reunião síncrona na plataforma Google Meet com aulas teóricas, utilizando sites interativos, jogos, sites de quiz, laboratórios virtuais e exercícios. Além das aulas, era disponibilizado material teórico referentes ao que fora ministrado na aula e exercícios de fixação. Dos 30 estudantes da eletiva, 13 responderam o formulário avaliativo. Os principais tópicos avaliados foram os conteúdos, nível de entendimento, aplicabilidade, método e estratégias de ensino, e participação dos estudantes. De modo geral a avaliação da eletiva demonstrou que os métodos utilizados foram eficazes para o aprendizado do conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1017_TB246_13032023082345.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE RODRIGUES MENEZES RUSSO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE RUSSO"
    "autor_email" => "cristianerusso@unb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A Eletiva Viagem ao Centro da Célula reuniu diversos saberes do Novo Ensino Médio e da vida escolar na pandemia com ensino remoto. Para avaliar os resultados obtidos no Centro Educacional 03 do Guará, escola pública do Distrito Federal, foi aplicado um questionário sobre a dinâmica do curso. A eletiva teve uma sequência didática de 14 aulas, ocorrendo uma aula por semana via reunião síncrona na plataforma Google Meet com aulas teóricas, utilizando sites interativos, jogos, sites de quiz, laboratórios virtuais e exercícios. Além das aulas, era disponibilizado material teórico referentes ao que fora ministrado na aula e exercícios de fixação. Dos 30 estudantes da eletiva, 13 responderam o formulário avaliativo. Os principais tópicos avaliados foram os conteúdos, nível de entendimento, aplicabilidade, método e estratégias de ensino, e participação dos estudantes. De modo geral a avaliação da eletiva demonstrou que os métodos utilizados foram eficazes para o aprendizado do conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.