A pesquisa tem como objetivo, analisar a aplicabilidade de uma sequência didática utilizando o igarapé Tauari, como espaço não formal de ensino, abordando a Educação Ambiental (EA) e suas contribuições no processo de Alfabetização Científica na disciplina Ciências da Natureza com os alunos dos anos iniciais do 2º ano do EF de uma escola municipal de Boa Vista/RR, com uma proposta de uma sequência didática de oito aulas com os três momentos pedagógicos de Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018). A pesquisa em andamento é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e descritiva, utilizando-se de um questionário diagnóstico inicial e final, seguido de uma aplicação de uma sequência didática e da utilização do espaço não formal Igarapé Tauari e os resíduos sólidos neste espaço. Espera-se, ao final do desenvolvimento desta pesquisa, que as atividades propostas possa ser suporte didático e pedagógico aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando Alfabetização cientifíca.