Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E OS (DES)ENCONTROS COM OS SABERES DA TRADIÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92651
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 77
    "inscrito_id" => 1063
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E OS (DES)ENCONTROS COM OS SABERES DA TRADIÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo objetiva refletir sobre a prática docente no ensino de ciências tendo em vista as possibilidades de diálogos entre os saberes da tradição presentes no contexto de uma comunidade tradicional no nordeste paraense. Assim, elegemos enquanto questão de pesquisa: Em que medida a prática docente da professora da comunidade Segredinho favorece a inserção dos saberes da tradição no Ensino de Ciências? Tivemos enquanto lócus de pesquisa a escola da comunidade Segredinho, pertencente ao município de Capanema no estado do Pará, nordeste paraense. Recorremos à pesquisa qualitativa aliada à observação participante e a entrevista semiestruturada com duas professoras que atuam na escola da comunidade em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam a ausência de diálogo na prática docente com os saberes da tradição presentes no contexto da comunidade e que o ensino de ciências ainda está centralizado no conhecimento científico escolar postulado nos livros didáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1063_TB77_20022023145327.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÁDIA SUELI ARAÚJO DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "NÁDIA ROCHA"
    "autor_email" => "nrocha@ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92651
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 77
    "inscrito_id" => 1063
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E OS (DES)ENCONTROS COM OS SABERES DA TRADIÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo objetiva refletir sobre a prática docente no ensino de ciências tendo em vista as possibilidades de diálogos entre os saberes da tradição presentes no contexto de uma comunidade tradicional no nordeste paraense. Assim, elegemos enquanto questão de pesquisa: Em que medida a prática docente da professora da comunidade Segredinho favorece a inserção dos saberes da tradição no Ensino de Ciências? Tivemos enquanto lócus de pesquisa a escola da comunidade Segredinho, pertencente ao município de Capanema no estado do Pará, nordeste paraense. Recorremos à pesquisa qualitativa aliada à observação participante e a entrevista semiestruturada com duas professoras que atuam na escola da comunidade em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam a ausência de diálogo na prática docente com os saberes da tradição presentes no contexto da comunidade e que o ensino de ciências ainda está centralizado no conhecimento científico escolar postulado nos livros didáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1063_TB77_20022023145327.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÁDIA SUELI ARAÚJO DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "NÁDIA ROCHA"
    "autor_email" => "nrocha@ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a prática docente no ensino de ciências tendo em vista as possibilidades de diálogos entre os saberes da tradição presentes no contexto de uma comunidade tradicional no nordeste paraense. Assim, elegemos enquanto questão de pesquisa: Em que medida a prática docente da professora da comunidade Segredinho favorece a inserção dos saberes da tradição no Ensino de Ciências? Tivemos enquanto lócus de pesquisa a escola da comunidade Segredinho, pertencente ao município de Capanema no estado do Pará, nordeste paraense. Recorremos à pesquisa qualitativa aliada à observação participante e a entrevista semiestruturada com duas professoras que atuam na escola da comunidade em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam a ausência de diálogo na prática docente com os saberes da tradição presentes no contexto da comunidade e que o ensino de ciências ainda está centralizado no conhecimento científico escolar postulado nos livros didáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.