Artigo Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE: ANÁLISE DA PROPOSTA DE PORTFÓLIO NA LEGISLAÇÃO E A SUA PRESENÇA COMO DISPOSITIVO PARA O ENSINO/PRÁTICA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE.

Palavra-chaves: , , , , Tema Livre (TL) AT 06 - Formação Profissional
"2023-03-24 15:28:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92377
    "edicao_id" => 313
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 302
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE: ANÁLISE DA PROPOSTA DE PORTFÓLIO NA LEGISLAÇÃO E A SUA PRESENÇA COMO DISPOSITIVO PARA O ENSINO/PRÁTICA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE."
    "resumo" => "Problema investigado: Este trabalho trata da nova política de formação inicial de professores que colocou o portfólio como elemento de reflexão na Resolução CNE/CP 2/2015 e como elemento obrigatório desse processo na Resolução CNE/CP 2/2019 no contexto da profissionalização do ensino. Objetivo do estudo: Como objetivo geral buscou analisar a existência do portfólio em curso de licenciatura em Educação Física, tendo em vista as dimensões do ensino/prática de ensino. Características pertinentes da amostra: Para este trabalho selecionou-se o projeto pedagógico de 2017 (PP) e o programa da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado – Prática de Ensino III de 2022 (ECS-PE III), material este de domínio público em uma universidade pública para os estudantes das disciplinas e do curso. Método utilizado para a coleta de dados: Opta-se pela pesquisa exploratória, tendo como técnicas a análise documental do PP E ECS-PE III, bem como análise de conteúdo dos dados desse mapeamento piloto no recorte de investigação. Cabe ressaltar que os dados desse recorte não foram submetidos ao sistema CEP/Conep, por se enquadrar nos casos de trabalhos que têm dispensa prevista no bojo da Resolução CNS n. 510, de 07 de abril de 2016 – art. 1º, parágrafo único, conforme estabelecido no item 6 e 7 das Diretrizes.Resultados: (a) Tempos de Crise –associa-se ao período pandêmico e pós-pandêmico, mas também a metáfora do zig-zag de governos na política educacional; (b) PP (formação do professor)- adquirir um profundo conhecimento da Educação Física e da educação formal; possuir uma visão da função social da escola, de sua história, problemas e perspectivas na sociedade brasileira; compreender, ainda, o papel da Educação Física no contexto curricular e seus objetivos no processo da educação e avaliação de programas adequados aos seus alunos. (c) ECS-PE III – escola (presencial): entrevista/professor, contato com as crianças, acompanhamento de aulas, regência de classe e portefólio reflexivo de todas atividades (classroom). (d) Portfólio – proposto em torno do(a) perfil profissional; base de conhecimentos mobilizados; reflexão crítica e auto avaliação como trabalho final do ECS.Conclusões: A formação de professores nesta universidade antecipou o uso do portfólio e reflexões afetas a formação do professor ao contemplar no discernimento do papel da Educação Física na escola, bem como do professor(cultura profissional) os objetivos do processo de educação e avaliação. No desenho do portfólio proposto encontra-se uma organização pedagógica articulada em partes, apresentando adequações pertinentes à formação. Concluiu-se que “crise” pode significar oportunidade para rever conceitos e procedimentos de ensino, como o portfólio a serviço da formação. Mas também de revisão das políticas de formação no que se refere a se ter um quadro formativo mais objetivo e menos sujeito às oscilações de governo."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Formação Profissional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID302_TB151_16052023222241.pdf"
    "created_at" => "2023-06-30 09:10:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DA SILVA NAGEL"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandasilvanagel12@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92377
    "edicao_id" => 313
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 302
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE: ANÁLISE DA PROPOSTA DE PORTFÓLIO NA LEGISLAÇÃO E A SUA PRESENÇA COMO DISPOSITIVO PARA O ENSINO/PRÁTICA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE."
    "resumo" => "Problema investigado: Este trabalho trata da nova política de formação inicial de professores que colocou o portfólio como elemento de reflexão na Resolução CNE/CP 2/2015 e como elemento obrigatório desse processo na Resolução CNE/CP 2/2019 no contexto da profissionalização do ensino. Objetivo do estudo: Como objetivo geral buscou analisar a existência do portfólio em curso de licenciatura em Educação Física, tendo em vista as dimensões do ensino/prática de ensino. Características pertinentes da amostra: Para este trabalho selecionou-se o projeto pedagógico de 2017 (PP) e o programa da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado – Prática de Ensino III de 2022 (ECS-PE III), material este de domínio público em uma universidade pública para os estudantes das disciplinas e do curso. Método utilizado para a coleta de dados: Opta-se pela pesquisa exploratória, tendo como técnicas a análise documental do PP E ECS-PE III, bem como análise de conteúdo dos dados desse mapeamento piloto no recorte de investigação. Cabe ressaltar que os dados desse recorte não foram submetidos ao sistema CEP/Conep, por se enquadrar nos casos de trabalhos que têm dispensa prevista no bojo da Resolução CNS n. 510, de 07 de abril de 2016 – art. 1º, parágrafo único, conforme estabelecido no item 6 e 7 das Diretrizes.Resultados: (a) Tempos de Crise –associa-se ao período pandêmico e pós-pandêmico, mas também a metáfora do zig-zag de governos na política educacional; (b) PP (formação do professor)- adquirir um profundo conhecimento da Educação Física e da educação formal; possuir uma visão da função social da escola, de sua história, problemas e perspectivas na sociedade brasileira; compreender, ainda, o papel da Educação Física no contexto curricular e seus objetivos no processo da educação e avaliação de programas adequados aos seus alunos. (c) ECS-PE III – escola (presencial): entrevista/professor, contato com as crianças, acompanhamento de aulas, regência de classe e portefólio reflexivo de todas atividades (classroom). (d) Portfólio – proposto em torno do(a) perfil profissional; base de conhecimentos mobilizados; reflexão crítica e auto avaliação como trabalho final do ECS.Conclusões: A formação de professores nesta universidade antecipou o uso do portfólio e reflexões afetas a formação do professor ao contemplar no discernimento do papel da Educação Física na escola, bem como do professor(cultura profissional) os objetivos do processo de educação e avaliação. No desenho do portfólio proposto encontra-se uma organização pedagógica articulada em partes, apresentando adequações pertinentes à formação. Concluiu-se que “crise” pode significar oportunidade para rever conceitos e procedimentos de ensino, como o portfólio a serviço da formação. Mas também de revisão das políticas de formação no que se refere a se ter um quadro formativo mais objetivo e menos sujeito às oscilações de governo."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Formação Profissional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID302_TB151_16052023222241.pdf"
    "created_at" => "2023-06-30 09:10:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DA SILVA NAGEL"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandasilvanagel12@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de março de 2023

Resumo

Problema investigado: Este trabalho trata da nova política de formação inicial de professores que colocou o portfólio como elemento de reflexão na Resolução CNE/CP 2/2015 e como elemento obrigatório desse processo na Resolução CNE/CP 2/2019 no contexto da profissionalização do ensino. Objetivo do estudo: Como objetivo geral buscou analisar a existência do portfólio em curso de licenciatura em Educação Física, tendo em vista as dimensões do ensino/prática de ensino. Características pertinentes da amostra: Para este trabalho selecionou-se o projeto pedagógico de 2017 (PP) e o programa da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado – Prática de Ensino III de 2022 (ECS-PE III), material este de domínio público em uma universidade pública para os estudantes das disciplinas e do curso. Método utilizado para a coleta de dados: Opta-se pela pesquisa exploratória, tendo como técnicas a análise documental do PP E ECS-PE III, bem como análise de conteúdo dos dados desse mapeamento piloto no recorte de investigação. Cabe ressaltar que os dados desse recorte não foram submetidos ao sistema CEP/Conep, por se enquadrar nos casos de trabalhos que têm dispensa prevista no bojo da Resolução CNS n. 510, de 07 de abril de 2016 – art. 1º, parágrafo único, conforme estabelecido no item 6 e 7 das Diretrizes.Resultados: (a) Tempos de Crise –associa-se ao período pandêmico e pós-pandêmico, mas também a metáfora do zig-zag de governos na política educacional; (b) PP (formação do professor)- adquirir um profundo conhecimento da Educação Física e da educação formal; possuir uma visão da função social da escola, de sua história, problemas e perspectivas na sociedade brasileira; compreender, ainda, o papel da Educação Física no contexto curricular e seus objetivos no processo da educação e avaliação de programas adequados aos seus alunos. (c) ECS-PE III – escola (presencial): entrevista/professor, contato com as crianças, acompanhamento de aulas, regência de classe e portefólio reflexivo de todas atividades (classroom). (d) Portfólio – proposto em torno do(a) perfil profissional; base de conhecimentos mobilizados; reflexão crítica e auto avaliação como trabalho final do ECS.Conclusões: A formação de professores nesta universidade antecipou o uso do portfólio e reflexões afetas a formação do professor ao contemplar no discernimento do papel da Educação Física na escola, bem como do professor(cultura profissional) os objetivos do processo de educação e avaliação. No desenho do portfólio proposto encontra-se uma organização pedagógica articulada em partes, apresentando adequações pertinentes à formação. Concluiu-se que “crise” pode significar oportunidade para rever conceitos e procedimentos de ensino, como o portfólio a serviço da formação. Mas também de revisão das políticas de formação no que se refere a se ter um quadro formativo mais objetivo e menos sujeito às oscilações de governo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.