A educação física escolar vem sendo um grande auxilio nos processos de alterações básicas no comportamento e aumento do repertório motor de crianças, e a partir do desenvolvimento e prática de seus conteúdos, diferentes desempenhos de habilidades motoras gerais e especificas são requeridas. O objetivo deste estudo foi de avaliar e comparar o nível do desempenho em habilidades motoras de crianças praticantes das modalidades de ballet clássico e esportes coletivos.Trata-se de um estudo transversal em que o nível de desenvolvimento motor foi avaliado por meio do Test of Gross Motor Development (TGMD-2) com 12 habilidades motoras fundamentais divididas em locomoção (correr, galopar, saltitar, saltar obstáculo, saltar horizontalmente e deslizar) e controle de objeto (rebater a bola, quicar, receber, chutar, arremessar por cima do ombro e rolar a bola por baixo do ombro). O TGMD-2 tem como objetivo avaliar o desempenho motor em habilidades motoras grossas em crianças de 3 a 10 anos. Participaram do estudo 28 crianças do gênero feminino participantes de atividades extracurriculares de um colégio da cidade de Ponta Grossa – PR divididas em 2 grupos: 14 no Grupo Ballet (GB) com 8,2± 0,8 anos e 14 no Grupo de Esportes Coletivos (GEC) com idade de 9,1± 0,8 anos.A aplicação do teste foi realizada individualmente, na presença de dois avaliadores sendo que cada criança realizou 2 tentativas em cada habilidade motora. Os dados foram processados pelo Software TGMD-2 com o score total das habilidades de cada participante, e a idade correspondente ao nível de habilidade motora. E para análise intergrupos foi utilizado o teste Mann Whitney. Não foram verificadas diferenças entre os GB (49,04±2,4) e o GEC (53,5±6,3) no desempenho motor a partir das modalidades praticadas. Entretanto, na análise do desempenho motor e idades correspondentes foram observados, no GB: 3 alunas obtiveram idade acima de dez anos da sua idade atual, 11 idades correspondentes às suas idades e 2 abaixo da sua idade atual. E no GEC: 2 alunas obtiveram idade correspondente acima da sua idade atual, 2 correspondentes às suas idades e 12 alunas abaixo de sua idade atual. Entretanto foi observado no GB um percentual de 78,6% com idade correspondente identificadas no desempenho motor em relação ao GEC com apenas 14%.Neste estudo, concluímos que a modalidade de ballet clássico nesta faixa etária não apresentou melhor desempenho nas habilidades motoras comparado aos praticantes dos esportes coletivos, porém os escores percentuais revelados sugerem outros estudos.