O Esporte enquanto fenômeno sociocultural contemporâneo tem sido palco de diversos debates quanto a sua significância educativa nas aulas de Educação Física nas últimas cinco décadas. Neste cenário, algumas críticas se voltaram ao Esporte, especialmente relacionadas ao seu objetivo de formação de atletas e à abordagem pedagógica utilizada, muitas vezes pouco motivante, mecânica e excludente. Com isso, a busca pelo tratamento pedagógico adequado ao Esporte nas aulas de Educação Física faz levantar algumas indagações importantes para uma reflexão e mobilização para a mudança da prática, como relacionadas aos motivos para o ensino dos Esportes, aos conteúdos a serem ensinados no contexto dos Esportes e às estratégias pedagógicas de ensino dos Esportes. Em vista disso, o objetivo deste ensaio é discutir a participação do ensino dos Esportes para a formação integral de crianças e adolescentes a partir de uma perspectiva pedagógica específica, que dá luz às Habilidades para a Vida (HV). O conceito de HV, traduzido do inglês Life Skills, representa um conjunto de competências, valores e habilidades que são desenvolvidos em um contexto (nesse caso, o esportivo) e transferidos para outros da vida cotidiana, como a casa, a escola e a comunidade. As HV mais evidentes nos Esportes são do tipo interpessoal como respeito, honestidade e trabalho em equipe e do tipo intrapessoal como perseverança, definição de metas e regulação emocional. Nesse sentido, quanto maior a intencionalidade do/a professor/a em ensinar, discutir e proporcionar possibilidades de transferência das HV, mais chances de êxito os/as estudantes terão de colocá-las em prática em diversos outros contextos. Nessa perspectiva pedagógica de ensino dos esportes, o “saber corporal” se dá a partir da aprendizagem tática dos esportes, beneficiando-se da semelhança que algumas modalidades esportivas têm na sua lógica interna. O “saber conceitual” pode ser dividido em um conhecimento técnico, atrelado a análise da lógica interna dos esportes e um conhecimento crítico, que discute o lugar que esse esporte ocupa na sociedade e suas transformações. Já o “saber atitudinal” objeto principal deste estudo, busca ensinar e desenvolver valores e competências com uma intervenção pedagógica mais ativa do que comumente vem sendo utilizada na Educação Física escolar. Desta forma, entende-se que aprofundar a discussão sobre o ensino e o desenvolvimento das HV na abordagem do conteúdo “Esportes” na Educação Física escolar torna-se fundamental se queremos formar estudantes em sua integralidade e que tenham a capacidade de transferir os conhecimentos, habilidades e competências aprendidos no contexto esportivo e escolar para outros ambientes da vida cotidiana. Da mesma forma, levar o debate sobre o ensino e o desenvolvimento das HV na Educação Física escolar para a prática profissional, de forma implícita e explícita, permitirá a emersão de novas estratégias de ensino no âmbito da dimensão “atitudinal” do conhecimento.