Artigo CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade

E-books

ISBN: 978-65-86901-87-0

TDAH E MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONTROVÉRSIAS ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES DIAGNOSTICADOS

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ALCI MARCUS RIBEIRO BORGES (ESMEPI)<br />\r\n
                  ANA IVENICKI (UFRJ)<br />\r\n
                  CAROLINA BARREIROS DE LIMA (SME/RJ)<br />\r\n
                  CELESTE AZULAY KELMAN (UFRJ)<br />\r\n
                  DAIANE SILVA MENDES DE FRAN&Ccedil;A (UFFJ)<br />\r\n
                  DAYSE CARLA GENERO SERRA (UFF)<br />\r\n
                  EDILENE DAYSE ARA&Uacute;JO DA SILVA URBANO (UFRN)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARA&Uacute;JO (UFLO)<br />\r\n
                  JANA&Iacute;NA MOREIRA PACHECO DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA CRISTINA MASCARENHAS FERNANDES (UFRJ)<br />\r\n
                  JOICE GON&Ccedil;ALVES DO NASCIMENTO MATOS (UFRJ)<br />\r\n
                  JOYCE DE OLIVEIRA BEZERRA (UFAL)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MICKAEL FERREIRA ALVES (FACULDADE PIT&Aacute;GORAS)<br />\r\n
                  NATALIA BARBOZA NETTO (SME/RJ)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n
                  ROSA LUCIA PAIVA (INSTITUTO NEBULOSA MARGINAL)<br />\r\n
                  SHELEY CRISTINA CORR&Ecirc;A DA SILVA (SEEDF)<br />\r\n
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  CAROLINA BARREIROS DE LIMA (SME/RJ)<br />\r\n
                  CELESTE AZULAY KELMAN (UFRJ)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A inclusão educacional de estudantes com TDAH vem representando um desafio para os sistemas de ensino, dado o grande contingente de estudantes brasileiros diagnosticados com TDAH e a necessidade de realizar adaptações para que estes possam superar as dificuldades de aprendizagem, evitar a evasão e retenção. O presente trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre a medicalização, escolarização e inclusão de estudantes com TDAH a partir de artigos publicados, no período de 2017 a 2021, no Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico, paralelamente, analisa a legislação educacional brasileira para identificar como vem ocorrendo a inclusão educacional desses estudantes. Atualmente, pode-se considerar que existem dois modelos para a explicação do TDAH, sendo um, predominantemente, biológico enquanto o outro é de origem social. Quando se trata da medicalização da educação, os autores apresentam críticas ao procedimento, bem como ao modelo organicista dos profissionais de saúde, ou seja, pautado em identificar os problemas comportamentais e de aprendizagem como oriundos, unicamente, do sujeito e em propor uma resolução baseada no tratamento medicamentoso. Em relação às estratégias de ensino para esse público, os autores são enfáticos ao afirmarem que a escola precisa acolher o estudante e sua família, além de estabelecer uma parceria entre eles, bem como, que o professor deve ser sensível e conhecedor das características do TDAH para buscar estratégias adaptativas que melhorem o ensino e a aprendizagem desses estudantes.

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