MULTIMODALIDADE E ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2022-07-12 14:49:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91504 "edicao_id" => 256 "trabalho_id" => 1691 "inscrito_id" => 13580 "titulo" => "MULTIMODALIDADE E ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Na educação, como em praticamente todos os âmbitos da sociedade, as transformações pelas quais estamos passando devido à pandemia de COVID-19 têm trazido desafios cujas implicações ainda demoraremos algum tempo para compreender. No contexto de ensino remoto de língua inglesa, é comum ouvirmos relatos tanto de dificuldades quanto de comodidades que a modalidade remota trouxe, o que aponta para as vantagens e limitações que cada modo de construção de significado possui. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as implicações dos diferentes modos de construção de significados envolvidos no ensino remoto de língua inglesa. Para tanto, traremos reflexões acerca da multimodalidade a partir de Kress (2003), Cope e Kalantzis (2020), entre outros. Apresentaremos também resultados de estudos acerca do ensino remoto de língua inglesa em diferentes localidades do Brasil (WINFIELD; WILL, 2021; FERREIRA; RIBEIRO, 2021; BEZERRA, 2021; RABELLO, 2021; PINHEIRO, 2021; SORTE, 2021). Além disso, apresentaremos um relato de experiência de ensino remoto de língua inglesa em um curso de formação de professores. A análise das teorias apresentadas, dos estudos sobre ensino remoto de língua inglesa e da mencionada experiência de ensino apontam para possibilidades de um ensino remoto de língua inglesa que leve em conta as limitações desse contexto e, ao mesmo tempo, as diferentes possibilidades de construção de significados por meio da multimodalidade." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13580_TB1691_15112022074616.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:38:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA PARNAÍBA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "lucianaparnaiba" "autor_email" => "lucianaparnayba@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-linguas" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91504 "edicao_id" => 256 "trabalho_id" => 1691 "inscrito_id" => 13580 "titulo" => "MULTIMODALIDADE E ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Na educação, como em praticamente todos os âmbitos da sociedade, as transformações pelas quais estamos passando devido à pandemia de COVID-19 têm trazido desafios cujas implicações ainda demoraremos algum tempo para compreender. No contexto de ensino remoto de língua inglesa, é comum ouvirmos relatos tanto de dificuldades quanto de comodidades que a modalidade remota trouxe, o que aponta para as vantagens e limitações que cada modo de construção de significado possui. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as implicações dos diferentes modos de construção de significados envolvidos no ensino remoto de língua inglesa. Para tanto, traremos reflexões acerca da multimodalidade a partir de Kress (2003), Cope e Kalantzis (2020), entre outros. Apresentaremos também resultados de estudos acerca do ensino remoto de língua inglesa em diferentes localidades do Brasil (WINFIELD; WILL, 2021; FERREIRA; RIBEIRO, 2021; BEZERRA, 2021; RABELLO, 2021; PINHEIRO, 2021; SORTE, 2021). Além disso, apresentaremos um relato de experiência de ensino remoto de língua inglesa em um curso de formação de professores. A análise das teorias apresentadas, dos estudos sobre ensino remoto de língua inglesa e da mencionada experiência de ensino apontam para possibilidades de um ensino remoto de língua inglesa que leve em conta as limitações desse contexto e, ao mesmo tempo, as diferentes possibilidades de construção de significados por meio da multimodalidade." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13580_TB1691_15112022074616.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:38:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA PARNAÍBA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "lucianaparnaiba" "autor_email" => "lucianaparnayba@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-linguas" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 256 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-linguas" "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15" "logo" => null "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg" "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:49:02" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 256 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-linguas" "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15" "logo" => null "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg" "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:49:02" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 150 "edicao_id" => 256 "codigo" => "978-65-86901-70-2" "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO """ "conselho_editorial" => """ ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n CARMEN VERÔNICA DE ALMEIDA RIBEIRO NÓBREGA (UFCG)<br />\r\n DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n FÁBIA EVANGELISTA GOMES SANTOS <br />\r\n FABRÍCIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n FLÁVIA BARBOSA DE SANTANA ARAÚJO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabelê/PB)<br />\r\n JOSÉ HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA) """ "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf" "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:49:02" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 150 "edicao_id" => 256 "codigo" => "978-65-86901-70-2" "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO """ "conselho_editorial" => """ ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n CARMEN VERÔNICA DE ALMEIDA RIBEIRO NÓBREGA (UFCG)<br />\r\n DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n FÁBIA EVANGELISTA GOMES SANTOS <br />\r\n FABRÍCIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n FLÁVIA BARBOSA DE SANTANA ARAÚJO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabelê/PB)<br />\r\n JOSÉ HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA) """ "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf" "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:49:02" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }