Nas últimas décadas, a educação brasileira vem se reestruturando em busca de melhores resultados e da verdadeira democratização, levando a escola a se redimensionar diante dos novos paradigmas. Nesse contexto, as avaliações em larga escala vêm ocupando espaço no cenário educacional, pois permitem aferir os conhecimentos e as habilidades dos estudantes, como também os fatores que influenciam no desempenho escolar. Através da avaliação é possível diagnosticar quais são os processos pedagógicos da escola que estão dentro dos parâmetros esperados e quais precisam ser aprimorados. O presente trabalho aborda as avaliações externas com enfoque sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Por meio de uma pesquisa qualitativa verifica-se a média do IDEB nas escolas da rede estadual de ensino do município de Borba, interior do estado do Amazonas, além de relacioná-las com as médias estadual e nacional. De acordo com a temática tratada neste trabalho, verificou-se que a Avaliação em Larga Escala é uma realidade em diversos países, mas ainda precisa ser aprimorada para que se obtenham resultados mais efetivos. Como referencial teórico nos apegamos aos estudos de Vianna (2005), Machado (2012), Pimenta (2012) e Pontes (2013), entre outros que abordam as avaliações em larga escala. Os resultados mostram que que as médias observadas das escolas analisadas não estão evoluindo no ritmo esperado para a melhoria da educação brasileira. Portanto, acreditamos ser importante que os resultados das avaliações sirvam como um dos instrumentos possíveis ao redirecionamento de estratégias pedagógicas que visem à melhoria da aprendizagem.