Este artigo tem como propósito apresentar algumas sugestões de práticas de leitura e escrita que poderão ser desenvolvidas junto aos alunos que estudam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental através das tecnologias digitais, como forma de contribuir para a melhoria das ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Nesse sentido, o mesmo objetiva discutir como as tecnologias digitais auxiliam no processo de leitura e escrita dos alunos para que se tornem leitores assíduos e bons produtores de textos, uma vez que, essas tecnologias estão a todo tempo ao seu redor e muitas já fazem parte do seu cotidiano. Para fins deste estudo, serão levadas em consideração as contribuições teóricas de Lajolo e Zilberman (1982), Soares (2002) e Araújo (2008). Quanto aos aspectos metodológicos, se refere a uma pesquisa de nível bibliográfica e explicativa, de natureza qualitativa. Assim sendo, considera-se que o professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao fazer uso dessas informações possa exercer a sua função atuando em sala de aula ou fora dela, de forma autônoma e dinâmica, tendo em mente que o conhecimento nunca está completo e deve ser construído no dia a dia, a partir da busca por uma educação qualitativa. Nesse sentido, só assim se terá um profissional capaz de se adequar as exigências desse mundo plural e tecnológico em que vive, sendo capaz de se apresentar bem, principalmente, aos olhos dos alunos que se encontram na condição de nativos digitais e almejam a inserção dessas tecnologias dentro da escola para contribuir com a sua formação.