MORAIS, João Kaio Cavalcante De. Pibid e prática docente: um entremear de saberes. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/9126>. Acesso em: 23/12/2024 14:15
Nas últimas 3 (três) décadas, estudos emergiram ressaltando a formação de professores como uma das alternativas para a melhoria na qualidade do ensino. Consequentemente, os pesquisadores em educação centraram seus estudos na busca por uma base de saberes que caracterizasse a profissão professor. Essas pesquisas influenciaram as políticas públicas brasileiras voltadas para a formação e valorização profissional, dentre elas, o PIBID. Partindo dessa premissa, esse construto teórico tem como objetivo refletir sobre as implicações do PIBID na constituição dos saberes docente a partir da iniciação à prática docente. Para alcançar tal intento, procuramos entender como se constituem os saberes profissionais dos bolsistas a partir da iniciação à prática. Sendo assim, com intuito de assegurar nossas falas, recorremos aos estudos de Tardif (2013), Shulman (1987), Gauthier et al. (1998), Pimenta (2005) e Cunha (2004). Os resultados nos mostraram que o bolsista PIBID, ao ser inserido na escola, começa a vivenciar a realidade escolar, agindo e refletindo sobre ela, isso contribui para que esse futuro professor associe teoria à prática. Ao ser estimulado nesse sentido, o bolsista mobiliza saberes como o da ação pedagógica, o experiencial e o curricular. Sendo assim, o PIBID é uma importante ferramenta na construção da profissionalização docente, uma vez que o licenciando mobiliza diversos saberes que vão constituindo a sua identidade profissional.