Artigo CONEDU - Fundamentos da Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-80-1

OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E A BNCC NA ESCOLA CONTEMPORANEA: UM PASSEIO PELAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 04 - Fundamentos da Educação
0 of 0
"2022-07-12 14:40:37" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91194 "edicao_id" => 245 "trabalho_id" => 1716 "inscrito_id" => 13233 "titulo" => "OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E A BNCC NA ESCOLA CONTEMPORANEA: UM PASSEIO PELAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O texto aqui proposto tem com temática os fundamentos teóricos pedagógicos presentes na educação escolar básica contemporânea, surgida a partir das leituras, discussões e reflexões no curso da disciplina Teorias da Educação no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Temos como objetivo identificar, conhecer e refletir sobre os fundamentos que sustentam a educação escolar básica contemporânea, para tanto precisamos visitar as teorias da educação. A partir de uma análise bibliográfica das teorias da educação que se desenvolveram no Ocidente do início da Idade Moderna aos dias atuais. Pode-se dizer que a educação hoje tem muitas facetas e muitos caminhos. Em que as concepções, os projetos e as políticas de educação escolar vigentes, no Brasil, ganham sentido como constituídos e constituintes da especificidade de projeto de sociedade em disputa pelo capital e pela classe trabalhadora. Nesse marco, a política educacional recente BNCC apresenta a corrente neoliberal que tem como objetivo a qualidade da educação por meio do alinhamento do currículo nacional da educação básica e obediência às regras das instituições internacionais que financiam as políticas de governo de países periféricos.O texto aqui proposto tem com temática os fundamentos teóricos pedagógicos presentes na educação escolar básica contemporânea, surgida a partir das leituras, di" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13233_TB1716_14072022141732.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:52:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FATIMA OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariaoli9627@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "fundamentos-da-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91194 "edicao_id" => 245 "trabalho_id" => 1716 "inscrito_id" => 13233 "titulo" => "OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E A BNCC NA ESCOLA CONTEMPORANEA: UM PASSEIO PELAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O texto aqui proposto tem com temática os fundamentos teóricos pedagógicos presentes na educação escolar básica contemporânea, surgida a partir das leituras, discussões e reflexões no curso da disciplina Teorias da Educação no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Temos como objetivo identificar, conhecer e refletir sobre os fundamentos que sustentam a educação escolar básica contemporânea, para tanto precisamos visitar as teorias da educação. A partir de uma análise bibliográfica das teorias da educação que se desenvolveram no Ocidente do início da Idade Moderna aos dias atuais. Pode-se dizer que a educação hoje tem muitas facetas e muitos caminhos. Em que as concepções, os projetos e as políticas de educação escolar vigentes, no Brasil, ganham sentido como constituídos e constituintes da especificidade de projeto de sociedade em disputa pelo capital e pela classe trabalhadora. Nesse marco, a política educacional recente BNCC apresenta a corrente neoliberal que tem como objetivo a qualidade da educação por meio do alinhamento do currículo nacional da educação básica e obediência às regras das instituições internacionais que financiam as políticas de governo de países periféricos.O texto aqui proposto tem com temática os fundamentos teóricos pedagógicos presentes na educação escolar básica contemporânea, surgida a partir das leituras, di" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13233_TB1716_14072022141732.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:52:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FATIMA OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariaoli9627@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "fundamentos-da-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 245 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "fundamentos-da-educacao" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04" "logo" => null "capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg" "timbrado" => "62cdb21588c4a_12072022144037.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:40:37" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:19" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 245 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "fundamentos-da-educacao" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04" "logo" => null "capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg" "timbrado" => "62cdb21588c4a_12072022144037.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:40:37" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:19" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 139 "edicao_id" => 245 "codigo" => "978-65-86901-80-1" "capa" => "63d7b7f83dc95_30012023092840.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JUSSARA NAT&Aacute;LIA MOREIRA BELENS DE MELO """ "conselho_editorial" => """ ANA PAULA GRELLERT (FURG)<br />\r\n DENISE CRISTINA FERREIRA (UFCG)<br />\r\n &Eacute;DEN SANTOS DE CASTRO (UFS)<br />\r\n ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA (UNIFACISA)<br />\r\n GILMARA DE MELO FERREIRA (UEPB)<br />\r\n GUA&Iacute;RA MOREIRA CAMILO DE MELO DUTRA (UNICAP)<br />\r\n JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA<br />\r\n MANUELLE ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n MARCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES &nbsp;<br />\r\n MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE ALIXANDRE (UFPB)<br />\r\n MARIA L&Uacute;CIA DA SILVA NUNES (UFPB)<br />\r\n MONICA EMANUELA NUNES MAIA (UECE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILLA UCHOA MARTINS (UFC)<br />\r\n SANDRA CRISTINA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n SILVANO FIDELIS DE LIRA (UFPB)<br />\r\n VICTOR PEREIRA GOMES (UFRN) """ "ficha_catalografica" => "63ee7c02d3acb_16022023155458.pdf" "arquivo" => "16022023155433-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:40:37" "updated_at" => "2023-02-16 15:54:58" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 139 "edicao_id" => 245 "codigo" => "978-65-86901-80-1" "capa" => "63d7b7f83dc95_30012023092840.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JUSSARA NAT&Aacute;LIA MOREIRA BELENS DE MELO """ "conselho_editorial" => """ ANA PAULA GRELLERT (FURG)<br />\r\n DENISE CRISTINA FERREIRA (UFCG)<br />\r\n &Eacute;DEN SANTOS DE CASTRO (UFS)<br />\r\n ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA (UNIFACISA)<br />\r\n GILMARA DE MELO FERREIRA (UEPB)<br />\r\n GUA&Iacute;RA MOREIRA CAMILO DE MELO DUTRA (UNICAP)<br />\r\n JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA<br />\r\n MANUELLE ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n MARCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES &nbsp;<br />\r\n MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE ALIXANDRE (UFPB)<br />\r\n MARIA L&Uacute;CIA DA SILVA NUNES (UFPB)<br />\r\n MONICA EMANUELA NUNES MAIA (UECE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILLA UCHOA MARTINS (UFC)<br />\r\n SANDRA CRISTINA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n SILVANO FIDELIS DE LIRA (UFPB)<br />\r\n VICTOR PEREIRA GOMES (UFRN) """ "ficha_catalografica" => "63ee7c02d3acb_16022023155458.pdf" "arquivo" => "16022023155433-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:40:37" "updated_at" => "2023-02-16 15:54:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O texto aqui proposto tem com temática os fundamentos teóricos pedagógicos presentes na educação escolar básica contemporânea, surgida a partir das leituras, discussões e reflexões no curso da disciplina Teorias da Educação no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Temos como objetivo identificar, conhecer e refletir sobre os fundamentos que sustentam a educação escolar básica contemporânea, para tanto precisamos visitar as teorias da educação. A partir de uma análise bibliográfica das teorias da educação que se desenvolveram no Ocidente do início da Idade Moderna aos dias atuais. Pode-se dizer que a educação hoje tem muitas facetas e muitos caminhos. Em que as concepções, os projetos e as políticas de educação escolar vigentes, no Brasil, ganham sentido como constituídos e constituintes da especificidade de projeto de sociedade em disputa pelo capital e pela classe trabalhadora. Nesse marco, a política educacional recente BNCC apresenta a corrente neoliberal que tem como objetivo a qualidade da educação por meio do alinhamento do currículo nacional da educação básica e obediência às regras das instituições internacionais que financiam as políticas de governo de países periféricos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.