O PODER DE UM LIKE NA PROPAGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: VERDADES E FAKE NEWS
0 of 0"2022-07-12 14:40:37" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 91192 "edicao_id" => 245 "trabalho_id" => 1574 "inscrito_id" => 12428 "titulo" => "O PODER DE UM LIKE NA PROPAGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: VERDADES E FAKE NEWS" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo investigar sobre a propagação do conhecimento científico através das redes sociais, assim como, seus impactos a partir de verdades e fake News, considerando, nesse ínterim, a intensificação da veiculação de informações no contexto da Pandemia da COVID-19. Tivemos como embasamento teórico obras bibliográficas de autores como Severino (2007), Fonseca (2002), Meneses (2018), Baudrillard (1992), além da BNCC (2017) dentre outros que deram respaldo significativo no desenvolvimento do projeto. Utilizamos como metodologia uma pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa. Quanto ao desenvolvimento, as ações do projeto foram executadas, contemplando os Anos Finais do Ensino Fundamental, especificamente em duas 02 turmas, 7o e 8o ano do Ensino Fundamental. O projeto contemplou em suas ações de intervenção, discussões relativas ao conhecimento científico sob a ótica das verdades e Fake News, valorizando mediante essas discussões, os eixos transversais, direitos humanos e diversidade. Durante a execução do projeto observou-se a participação ativa da maioria dos estudantes nas aulas, bem como no desenvolvimento das atividades propostas. Assim posto, conclui-se que as ações influenciaram, positivamente, no fortalecimento da aprendizagem dos estudantes, dado o momento do Regime Especial de Ensino decorrente da Pandemia do COVID-19. ◀Este estudo teve como objetivo investigar sobre a propagação do conhecimento científico através das redes sociais, assim como, seus impactos a partir de verdade ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID12428_TB1574_08072022155622.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:52:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS AURÉLIO DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcos.sousa4@professor.p" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "fundamentos-da-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 91192 "edicao_id" => 245 "trabalho_id" => 1574 "inscrito_id" => 12428 "titulo" => "O PODER DE UM LIKE NA PROPAGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: VERDADES E FAKE NEWS" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo investigar sobre a propagação do conhecimento científico através das redes sociais, assim como, seus impactos a partir de verdades e fake News, considerando, nesse ínterim, a intensificação da veiculação de informações no contexto da Pandemia da COVID-19. Tivemos como embasamento teórico obras bibliográficas de autores como Severino (2007), Fonseca (2002), Meneses (2018), Baudrillard (1992), além da BNCC (2017) dentre outros que deram respaldo significativo no desenvolvimento do projeto. Utilizamos como metodologia uma pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa. Quanto ao desenvolvimento, as ações do projeto foram executadas, contemplando os Anos Finais do Ensino Fundamental, especificamente em duas 02 turmas, 7o e 8o ano do Ensino Fundamental. O projeto contemplou em suas ações de intervenção, discussões relativas ao conhecimento científico sob a ótica das verdades e Fake News, valorizando mediante essas discussões, os eixos transversais, direitos humanos e diversidade. Durante a execução do projeto observou-se a participação ativa da maioria dos estudantes nas aulas, bem como no desenvolvimento das atividades propostas. Assim posto, conclui-se que as ações influenciaram, positivamente, no fortalecimento da aprendizagem dos estudantes, dado o momento do Regime Especial de Ensino decorrente da Pandemia do COVID-19. ◀Este estudo teve como objetivo investigar sobre a propagação do conhecimento científico através das redes sociais, assim como, seus impactos a partir de verdade ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID12428_TB1574_08072022155622.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:52:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS AURÉLIO DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcos.sousa4@professor.p" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "fundamentos-da-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 245 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "fundamentos-da-educacao" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04" "logo" => null "capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg" "timbrado" => "62cdb21588c4a_12072022144037.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:40:37" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:19" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 245 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "fundamentos-da-educacao" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04" "logo" => null "capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg" "timbrado" => "62cdb21588c4a_12072022144037.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:40:37" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:19" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 139 "edicao_id" => 245 "codigo" => "978-65-86901-80-1" "capa" => "63d7b7f83dc95_30012023092840.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JUSSARA NATÁLIA MOREIRA BELENS DE MELO """ "conselho_editorial" => """ ANA PAULA GRELLERT (FURG)<br />\r\n DENISE CRISTINA FERREIRA (UFCG)<br />\r\n ÉDEN SANTOS DE CASTRO (UFS)<br />\r\n ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA (UNIFACISA)<br />\r\n GILMARA DE MELO FERREIRA (UEPB)<br />\r\n GUAÍRA MOREIRA CAMILO DE MELO DUTRA (UNICAP)<br />\r\n JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA<br />\r\n MANUELLE ARAÚJO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n MARCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES <br />\r\n MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE ALIXANDRE (UFPB)<br />\r\n MARIA LÚCIA DA SILVA NUNES (UFPB)<br />\r\n MONICA EMANUELA NUNES MAIA (UECE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILLA UCHOA MARTINS (UFC)<br />\r\n SANDRA CRISTINA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n SILVANO FIDELIS DE LIRA (UFPB)<br />\r\n VICTOR PEREIRA GOMES (UFRN) """ "ficha_catalografica" => "63ee7c02d3acb_16022023155458.pdf" "arquivo" => "16022023155433-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:40:37" "updated_at" => "2023-02-16 15:54:58" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 139 "edicao_id" => 245 "codigo" => "978-65-86901-80-1" "capa" => "63d7b7f83dc95_30012023092840.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JUSSARA NATÁLIA MOREIRA BELENS DE MELO """ "conselho_editorial" => """ ANA PAULA GRELLERT (FURG)<br />\r\n DENISE CRISTINA FERREIRA (UFCG)<br />\r\n ÉDEN SANTOS DE CASTRO (UFS)<br />\r\n ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA (UNIFACISA)<br />\r\n GILMARA DE MELO FERREIRA (UEPB)<br />\r\n GUAÍRA MOREIRA CAMILO DE MELO DUTRA (UNICAP)<br />\r\n JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA<br />\r\n MANUELLE ARAÚJO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n MARCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES <br />\r\n MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE ALIXANDRE (UFPB)<br />\r\n MARIA LÚCIA DA SILVA NUNES (UFPB)<br />\r\n MONICA EMANUELA NUNES MAIA (UECE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILLA UCHOA MARTINS (UFC)<br />\r\n SANDRA CRISTINA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n SILVANO FIDELIS DE LIRA (UFPB)<br />\r\n VICTOR PEREIRA GOMES (UFRN) """ "ficha_catalografica" => "63ee7c02d3acb_16022023155458.pdf" "arquivo" => "16022023155433-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:40:37" "updated_at" => "2023-02-16 15:54:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }