Artigo CONEDU - Fundamentos da Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-80-1

O PODER DE UM LIKE NA PROPAGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: VERDADES E FAKE NEWS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 04 - Fundamentos da Educação
"2022-07-12 14:40:37" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91192
    "edicao_id" => 245
    "trabalho_id" => 1574
    "inscrito_id" => 12428
    "titulo" => "O PODER DE UM LIKE NA PROPAGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: VERDADES E FAKE NEWS"
    "resumo" => "Este estudo teve como objetivo investigar sobre a propagação do conhecimento científico através das redes sociais, assim como, seus impactos a partir de verdades e fake News, considerando, nesse ínterim, a intensificação da veiculação de informações no contexto da Pandemia da COVID-19. Tivemos como embasamento teórico obras bibliográficas de autores como Severino (2007), Fonseca (2002), Meneses (2018), Baudrillard (1992), além da BNCC (2017) dentre outros que deram respaldo significativo no desenvolvimento do projeto. Utilizamos como metodologia uma pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa. Quanto ao desenvolvimento, as ações do projeto foram executadas, contemplando os Anos Finais do Ensino Fundamental, especificamente em duas 02 turmas, 7o e 8o ano do Ensino Fundamental. O projeto contemplou em suas ações de intervenção, discussões relativas ao conhecimento científico sob a ótica das verdades e Fake News, valorizando mediante essas discussões, os eixos transversais, direitos humanos e diversidade. Durante a execução do projeto observou-se a participação ativa da maioria dos estudantes nas aulas, bem como no desenvolvimento das atividades propostas. Assim posto, conclui-se que as ações influenciaram, positivamente, no fortalecimento da aprendizagem dos estudantes, dado o momento do Regime Especial de Ensino decorrente da Pandemia do COVID-19."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID12428_TB1574_08072022155622.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:52:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS AURÉLIO DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcos.sousa4@professor.p"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "fundamentos-da-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:40:37"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91192
    "edicao_id" => 245
    "trabalho_id" => 1574
    "inscrito_id" => 12428
    "titulo" => "O PODER DE UM LIKE NA PROPAGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: VERDADES E FAKE NEWS"
    "resumo" => "Este estudo teve como objetivo investigar sobre a propagação do conhecimento científico através das redes sociais, assim como, seus impactos a partir de verdades e fake News, considerando, nesse ínterim, a intensificação da veiculação de informações no contexto da Pandemia da COVID-19. Tivemos como embasamento teórico obras bibliográficas de autores como Severino (2007), Fonseca (2002), Meneses (2018), Baudrillard (1992), além da BNCC (2017) dentre outros que deram respaldo significativo no desenvolvimento do projeto. Utilizamos como metodologia uma pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa. Quanto ao desenvolvimento, as ações do projeto foram executadas, contemplando os Anos Finais do Ensino Fundamental, especificamente em duas 02 turmas, 7o e 8o ano do Ensino Fundamental. O projeto contemplou em suas ações de intervenção, discussões relativas ao conhecimento científico sob a ótica das verdades e Fake News, valorizando mediante essas discussões, os eixos transversais, direitos humanos e diversidade. Durante a execução do projeto observou-se a participação ativa da maioria dos estudantes nas aulas, bem como no desenvolvimento das atividades propostas. Assim posto, conclui-se que as ações influenciaram, positivamente, no fortalecimento da aprendizagem dos estudantes, dado o momento do Regime Especial de Ensino decorrente da Pandemia do COVID-19."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID12428_TB1574_08072022155622.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:52:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS AURÉLIO DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcos.sousa4@professor.p"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "fundamentos-da-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:40:37"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 245
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "fundamentos-da-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg"
        "timbrado" => "62cdb21588c4a_12072022144037.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:40:37"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:19"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 245
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "fundamentos-da-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT04"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b7f83ab79_30012023092840.jpg"
        "timbrado" => "62cdb21588c4a_12072022144037.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:40:37"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:19"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 139
                "edicao_id" => 245
                "codigo" => "978-65-86901-80-1"
                "capa" => "63d7b7f83dc95_30012023092840.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JUSSARA NAT&Aacute;LIA MOREIRA BELENS DE MELO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA PAULA GRELLERT (FURG)<br />\r\n
                  DENISE CRISTINA FERREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  &Eacute;DEN SANTOS DE CASTRO (UFS)<br />\r\n
                  ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA (UNIFACISA)<br />\r\n
                  GILMARA DE MELO FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  GUA&Iacute;RA MOREIRA CAMILO DE MELO DUTRA (UNICAP)<br />\r\n
                  JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA<br />\r\n
                  MANUELLE ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  MARCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE ALIXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA DA SILVA NUNES (UFPB)<br />\r\n
                  MONICA EMANUELA NUNES MAIA (UECE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILLA UCHOA MARTINS (UFC)<br />\r\n
                  SANDRA CRISTINA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  SILVANO FIDELIS DE LIRA (UFPB)<br />\r\n
                  VICTOR PEREIRA GOMES (UFRN)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7c02d3acb_16022023155458.pdf"
                "arquivo" => "16022023155433-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:40:37"
                "updated_at" => "2023-02-16 15:54:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 139
                "edicao_id" => 245
                "codigo" => "978-65-86901-80-1"
                "capa" => "63d7b7f83dc95_30012023092840.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JUSSARA NAT&Aacute;LIA MOREIRA BELENS DE MELO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA PAULA GRELLERT (FURG)<br />\r\n
                  DENISE CRISTINA FERREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  &Eacute;DEN SANTOS DE CASTRO (UFS)<br />\r\n
                  ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA (UNIFACISA)<br />\r\n
                  GILMARA DE MELO FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  GUA&Iacute;RA MOREIRA CAMILO DE MELO DUTRA (UNICAP)<br />\r\n
                  JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA<br />\r\n
                  MANUELLE ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  MARCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE ALIXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA DA SILVA NUNES (UFPB)<br />\r\n
                  MONICA EMANUELA NUNES MAIA (UECE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILLA UCHOA MARTINS (UFC)<br />\r\n
                  SANDRA CRISTINA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  SILVANO FIDELIS DE LIRA (UFPB)<br />\r\n
                  VICTOR PEREIRA GOMES (UFRN)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7c02d3acb_16022023155458.pdf"
                "arquivo" => "16022023155433-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:40:37"
                "updated_at" => "2023-02-16 15:54:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar sobre a propagação do conhecimento científico através das redes sociais, assim como, seus impactos a partir de verdades e fake News, considerando, nesse ínterim, a intensificação da veiculação de informações no contexto da Pandemia da COVID-19. Tivemos como embasamento teórico obras bibliográficas de autores como Severino (2007), Fonseca (2002), Meneses (2018), Baudrillard (1992), além da BNCC (2017) dentre outros que deram respaldo significativo no desenvolvimento do projeto. Utilizamos como metodologia uma pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa. Quanto ao desenvolvimento, as ações do projeto foram executadas, contemplando os Anos Finais do Ensino Fundamental, especificamente em duas 02 turmas, 7o e 8o ano do Ensino Fundamental. O projeto contemplou em suas ações de intervenção, discussões relativas ao conhecimento científico sob a ótica das verdades e Fake News, valorizando mediante essas discussões, os eixos transversais, direitos humanos e diversidade. Durante a execução do projeto observou-se a participação ativa da maioria dos estudantes nas aulas, bem como no desenvolvimento das atividades propostas. Assim posto, conclui-se que as ações influenciaram, positivamente, no fortalecimento da aprendizagem dos estudantes, dado o momento do Regime Especial de Ensino decorrente da Pandemia do COVID-19.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.