PEDAGOGIA DIALÓGICA: O DIÁLOGO NA CONCEPÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EJA DO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE/PE
0 of 0"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 9111 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 1969 "titulo" => "PEDAGOGIA DIALÓGICA: O DIÁLOGO NA CONCEPÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EJA DO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE/PE" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa foi analisar o diálogo na concepção e na prática de professores da Educação de Jovens e Adultos. Buscou-se responder a seguinte pergunta norteadora: como o diálogo se dá na concepção e na prática de professores da EJA? A hipótese de trabalho é que o diálogo ainda não se materializou na realidade de uma considerada parcela de professores devido à: resistência de alguns profissionais que insistem em se manter num pedestal como o detentor do saber e que consideram como válido apenas o conhecimento acadêmico; acomodação de profissionais numa determinada prática; e a formação inadequada para trabalhar dialogicamente com determinadas realidades. A pesquisa teve um enfoque crítico dialético, assumiu uma abordagem qualitativa e adotou a hermenêutica-dialética como método de análise de dados. Fizeram parte do campo empírico desta pesquisa três professoras da EJA de uma escola do município de Camaragibe/PE. A coleta de dados foi realizada na própria escola, utilizando-se da combinação de formas de coleta de dados, recorrendo-se a observações diretas e entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa apontam elementos que confirmam a hipótese de trabalho apresentada, sobretudo ao que diz respeito à acomodação de professores numa determinada prática. Entretanto, observou-se que também é possível encontrar professores realizando uma ação dialógica na perspectiva freireana, buscando a libertação dos humanos. Conclui-se, portanto, que é necessário discutir mais o conceito de diálogo com os professores e refletir criticamente a ação dialógica em sala de aula. ◀O objetivo desta pesquisa foi analisar o diálogo na concepção e na prática de professores da Educação de Jovens e Adultos. Buscou-se responder a seguinte pergun ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "DIÁLOGO, PEDAGOGIA DIALÓGICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_20_17_24_idinscrito_1969_291baafe59cf35af03d1ead478956dc2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉCIA RUFINO DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "CLÉCIA RUFINO" "autor_email" => "cleciarufino@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 9111 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 1969 "titulo" => "PEDAGOGIA DIALÓGICA: O DIÁLOGO NA CONCEPÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EJA DO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE/PE" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa foi analisar o diálogo na concepção e na prática de professores da Educação de Jovens e Adultos. Buscou-se responder a seguinte pergunta norteadora: como o diálogo se dá na concepção e na prática de professores da EJA? A hipótese de trabalho é que o diálogo ainda não se materializou na realidade de uma considerada parcela de professores devido à: resistência de alguns profissionais que insistem em se manter num pedestal como o detentor do saber e que consideram como válido apenas o conhecimento acadêmico; acomodação de profissionais numa determinada prática; e a formação inadequada para trabalhar dialogicamente com determinadas realidades. A pesquisa teve um enfoque crítico dialético, assumiu uma abordagem qualitativa e adotou a hermenêutica-dialética como método de análise de dados. Fizeram parte do campo empírico desta pesquisa três professoras da EJA de uma escola do município de Camaragibe/PE. A coleta de dados foi realizada na própria escola, utilizando-se da combinação de formas de coleta de dados, recorrendo-se a observações diretas e entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa apontam elementos que confirmam a hipótese de trabalho apresentada, sobretudo ao que diz respeito à acomodação de professores numa determinada prática. Entretanto, observou-se que também é possível encontrar professores realizando uma ação dialógica na perspectiva freireana, buscando a libertação dos humanos. Conclui-se, portanto, que é necessário discutir mais o conceito de diálogo com os professores e refletir criticamente a ação dialógica em sala de aula. ◀O objetivo desta pesquisa foi analisar o diálogo na concepção e na prática de professores da Educação de Jovens e Adultos. Buscou-se responder a seguinte pergun ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "DIÁLOGO, PEDAGOGIA DIALÓGICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_20_17_24_idinscrito_1969_291baafe59cf35af03d1ead478956dc2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉCIA RUFINO DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "CLÉCIA RUFINO" "autor_email" => "cleciarufino@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }