Neste trabalho entendemos a formação docente como um processo contínuo que deve estar pautado na práxis reflexiva da prática educativa. Nesse entendimento, tendo em vista ser um espaço formativo dedicado ao desenvolvimento das atividades de pesquisa e ensino na educação básica de forma que universidade e escola se articulam, direcionamos o enfoque desta escrita para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Residência Pedagógica (PRP) a partir de suas ações no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, campus I. Nosso objetivo é refletir a importância de se estabelecer um elo colaborativo entre a pesquisa e o ensino durante a formação do professor de Geografia como forma de articular teoria e prática e buscar efetivas melhorias no ensino dessa disciplina escolar. Para isso, tomamos como referência as vivências advindas da participação no Subprojeto Geografia/UEPB, quota 2018-2021, e resultados de uma pesquisa bibliográfica acerca da Geografia escolar e da metodologia de pesquisa colaborativa em educação. No âmbito do PRP, foi possível traçar estratégias conjuntas visando a solução de problemáticas inerentes ao ensino de Geografia na realidade da escola pública, suscitando do habilidades características do professor-pesquisador. Neste processo, o trabalho demonstrou que a perspectiva colaborativa contribui para avanços significativos em relação a formação e prática docente.