Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO E O USO DO TERMO “ALUNO ESPECIAL” NA ERA DA INCLUSÃO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91018
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4889
    "inscrito_id" => 7642
    "titulo" => "O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO E O USO DO TERMO “ALUNO ESPECIAL” NA ERA DA INCLUSÃO."
    "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância da formação continuada do professor no contexto educacional inclusivo, como também, do uso de terminologias adequadas para a promoção da inclusão no ambiente escolar. Verifica-se, a necessidade da formação continuada do educador, como forma de superar lacunas da sua formação inicial e restabelecer a capacidade de desenvolver habilidades inclusivas. O objetivo geral da pesquisa é apresentar o estudo sobre a importância da formação continuada do professor e a construção de uma linguagem que expresse a inclusão na mediação no ensino-aprendizagem. O objetivo específico é analisar o uso das expressões destinadas aos alunos com deficiência e suas justificativas para o uso e confrontá-las com os documentos reguladores para a promoção de um ambiente inclusivo. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa desenvolvida através de pesquisa bibliográfica exploratória, documental e aplicação de questionário via google forms. Os resultados encontrados reforçam a necessidade de ampliar a formação continuada para desenvolver métodos e atividades diferenciadas no contexto escolar, destaca-se ainda que o uso de expressões incorretas destinadas aos alunos com deficiência é bastante usado, o que reforça involuntariamente ações discriminatórias em relação as pessoas com deficiência. O desafio analisado atualmente, no contexto educacional inclusivo, é a formação inadequada de alguns educadores e a ausência de mediação institucional para diminuir alguns “tabus” existentes em pleno século XXI em torno da pessoa limitada, o que certamente não efetiva a inclusão escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID7642_TB4889_03102022213409.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RAMON FRANCO DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAMON A."
    "autor_email" => "educadorpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91018
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4889
    "inscrito_id" => 7642
    "titulo" => "O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO E O USO DO TERMO “ALUNO ESPECIAL” NA ERA DA INCLUSÃO."
    "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância da formação continuada do professor no contexto educacional inclusivo, como também, do uso de terminologias adequadas para a promoção da inclusão no ambiente escolar. Verifica-se, a necessidade da formação continuada do educador, como forma de superar lacunas da sua formação inicial e restabelecer a capacidade de desenvolver habilidades inclusivas. O objetivo geral da pesquisa é apresentar o estudo sobre a importância da formação continuada do professor e a construção de uma linguagem que expresse a inclusão na mediação no ensino-aprendizagem. O objetivo específico é analisar o uso das expressões destinadas aos alunos com deficiência e suas justificativas para o uso e confrontá-las com os documentos reguladores para a promoção de um ambiente inclusivo. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa desenvolvida através de pesquisa bibliográfica exploratória, documental e aplicação de questionário via google forms. Os resultados encontrados reforçam a necessidade de ampliar a formação continuada para desenvolver métodos e atividades diferenciadas no contexto escolar, destaca-se ainda que o uso de expressões incorretas destinadas aos alunos com deficiência é bastante usado, o que reforça involuntariamente ações discriminatórias em relação as pessoas com deficiência. O desafio analisado atualmente, no contexto educacional inclusivo, é a formação inadequada de alguns educadores e a ausência de mediação institucional para diminuir alguns “tabus” existentes em pleno século XXI em torno da pessoa limitada, o que certamente não efetiva a inclusão escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID7642_TB4889_03102022213409.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RAMON FRANCO DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAMON A."
    "autor_email" => "educadorpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho aborda a importância da formação continuada do professor no contexto educacional inclusivo, como também, do uso de terminologias adequadas para a promoção da inclusão no ambiente escolar. Verifica-se, a necessidade da formação continuada do educador, como forma de superar lacunas da sua formação inicial e restabelecer a capacidade de desenvolver habilidades inclusivas. O objetivo geral da pesquisa é apresentar o estudo sobre a importância da formação continuada do professor e a construção de uma linguagem que expresse a inclusão na mediação no ensino-aprendizagem. O objetivo específico é analisar o uso das expressões destinadas aos alunos com deficiência e suas justificativas para o uso e confrontá-las com os documentos reguladores para a promoção de um ambiente inclusivo. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa desenvolvida através de pesquisa bibliográfica exploratória, documental e aplicação de questionário via google forms. Os resultados encontrados reforçam a necessidade de ampliar a formação continuada para desenvolver métodos e atividades diferenciadas no contexto escolar, destaca-se ainda que o uso de expressões incorretas destinadas aos alunos com deficiência é bastante usado, o que reforça involuntariamente ações discriminatórias em relação as pessoas com deficiência. O desafio analisado atualmente, no contexto educacional inclusivo, é a formação inadequada de alguns educadores e a ausência de mediação institucional para diminuir alguns “tabus” existentes em pleno século XXI em torno da pessoa limitada, o que certamente não efetiva a inclusão escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.