Resumo: O presente artigo tem por objetivo fomentar uma reflexão teórica e metodológica sobre o processo de letramento na Educação de Jovens e Adultos. Busca apresentar resultados de uma pesquisa realizada numa sala de aula da EJA, da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB, no segundo semestre de 2012, compreendendo o uso de revistas na sala de aula numa abordagem interacionista sociodiscursiva. Como aporte teórico, citamos Bronckart (1999), Bauman (2009), Freire (2007), Moita Lopes (2002), Dias da Silva (2008; 2007), Rodrigues (2013), Paulino & Rodrigues (2013), entre outros. Os dados apontam que a leitura crítica é incorporada através de ações evidenciadas dentro e fora da escola, por parte dos participantes da pesquisa que se efetivam com seus discursos de mulheres em meio a uma sociedade que reprime vozes não autorizadas. Nesse sentido, estudo da sala de aula investigada apontou para a satisfação dos alunos no atendimento às suas necessidades leitoras, tanto na vida escolar quanto na vida cotidiana, em que os gêneros textuais figuram como práticas sociais.