ESCOLAS MULTISSERIADAS: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE PODER NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES INGÊNUA E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90698 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4423 "inscrito_id" => 8590 "titulo" => "ESCOLAS MULTISSERIADAS: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE PODER NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES INGÊNUA E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este artigo faz uma análise das práticas pedagógicas das escolas multisseriadas com a intenção de responder o seguinte questionamento: como se estabelecem as relações de poder nas práticas pedagógicas das escolas multisseriadas a partir da discussão sobre as concepções ingênua e crítica da educação? Para isso, foi necessário investigar como se estabelecem as relações de poder nas práticas pedagógicas das escolas multisseriadas a partir da discussão sobre as concepções ingênua e crítica da educação, bem como analisar como se estabelecem as relações de poder na educação, discutir as concepções ingênua e crítica da educação e analisar as práticas pedagógicas das escolas multisseriadas a partir das concepções ingênua e crítica da educação. Este é um trabalho qualitativo realizado através de pesquisa bibliográfica que se baseou nos seguintes autores: Freire (1997), Pinto (1982), Chauí (2000), Mizukami (2019), Brandão (1982), Sousa (2017), Saviani (2008), Arroyo (2012). Por fim, compreende-se que a educação envolve práticas formativas que estão constantemente ligadas às relações de poder. Quando a discussão recai sobre a educação nas escolas multisseriadas, as relações de poder se estabelecem sob a perspectiva ingênua, a partir daqueles que acreditam que essas escolas precisam ser fechadas e que a práticas pedagógicas delas têm de ser superadas e sob a perspectiva crítica que a compreende como elemento inovador que rompe o padrão seriado, urbanocênctrico e fabril e possibilita a contextualização da educação e a garantia do direito à educação dos estudantes das comunidades rurais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8590_TB4423_08092022215420.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉDEN SANTOS DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "ÉDEN" "autor_email" => "edendecastro@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90698 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4423 "inscrito_id" => 8590 "titulo" => "ESCOLAS MULTISSERIADAS: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE PODER NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES INGÊNUA E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este artigo faz uma análise das práticas pedagógicas das escolas multisseriadas com a intenção de responder o seguinte questionamento: como se estabelecem as relações de poder nas práticas pedagógicas das escolas multisseriadas a partir da discussão sobre as concepções ingênua e crítica da educação? Para isso, foi necessário investigar como se estabelecem as relações de poder nas práticas pedagógicas das escolas multisseriadas a partir da discussão sobre as concepções ingênua e crítica da educação, bem como analisar como se estabelecem as relações de poder na educação, discutir as concepções ingênua e crítica da educação e analisar as práticas pedagógicas das escolas multisseriadas a partir das concepções ingênua e crítica da educação. Este é um trabalho qualitativo realizado através de pesquisa bibliográfica que se baseou nos seguintes autores: Freire (1997), Pinto (1982), Chauí (2000), Mizukami (2019), Brandão (1982), Sousa (2017), Saviani (2008), Arroyo (2012). Por fim, compreende-se que a educação envolve práticas formativas que estão constantemente ligadas às relações de poder. Quando a discussão recai sobre a educação nas escolas multisseriadas, as relações de poder se estabelecem sob a perspectiva ingênua, a partir daqueles que acreditam que essas escolas precisam ser fechadas e que a práticas pedagógicas delas têm de ser superadas e sob a perspectiva crítica que a compreende como elemento inovador que rompe o padrão seriado, urbanocênctrico e fabril e possibilita a contextualização da educação e a garantia do direito à educação dos estudantes das comunidades rurais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8590_TB4423_08092022215420.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉDEN SANTOS DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "ÉDEN" "autor_email" => "edendecastro@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }