Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA CONTEXTUALIZANDO COM O ESTUDO DA CRIAÇÃO DE TILÁPIAS NO RIO PARAGUAÇU

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90256
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3798
    "inscrito_id" => 16082
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA CONTEXTUALIZANDO COM O ESTUDO DA CRIAÇÃO DE TILÁPIAS NO RIO PARAGUAÇU"
    "resumo" => "A criação de peixes vem sendo apresentada como uma alternativa aos tradicionais sistemas de produção de proteína animal, sendo que no Brasil tem sido observada alta taxa de crescimento, de 30 a 40% ao ano, e mostra que a atividade vem se consolidando em nosso país. Entre os peixes de água doce, criados em cativeiro, a tilápia é considerada a espécie mais importante do século XXI, uma vez que é produzida em mais de 100 países, com produção comercial anual estimada em mais de 1.300.000 toneladas. Na cidade de Itaetê uma das principais renda da comunidade vem do Rio Paraguaçu que corta a cidade, com o pescado do peixe tilápia que cada dia vem ganhando mais destaque, assim, criouse uma situação didática em uma das escolas do ensino fundamental no município para além de trabalhar conteúdos como: Número; Probabilidade; Estatística; Álgebra e Geometria, essa atividade também contribua com informações técnicas que ajudara os piscicultores desde a criação até a comercialização da tilápia. A sequência teve início com uma entrevista realizada pelos estudantes com a comunidades que trabalha com esse tipo de peixe para obter informações da criação e da comercialização, com dados em posse foi possível criar tabelas, construir gráficos, fazer cálculos de porcentagem se estava tendo lucro, além disso, fizeram cálculos de geometria dos criatórios que tem formas espaciais, todas essas informações que foram coletadas, estudadas e compiladas, estão em formato de cartilha para ser distribuída na comunidade para que façam reflexões a respeito do desenvolvimento do trabalho na criação da tilápia, no intuito de melhor tanto na produção quanto nos lucros para os envolvidos. No ensino de matemática além de ter sido uma atividade dinâmica os estudantes puderam adquirir conhecimento na aplicabilidade real da disciplina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID16082_TB3798_18082022220516.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAUAN LIMA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KAUAN"
    "autor_email" => "kauanliveira155@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90256
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3798
    "inscrito_id" => 16082
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA CONTEXTUALIZANDO COM O ESTUDO DA CRIAÇÃO DE TILÁPIAS NO RIO PARAGUAÇU"
    "resumo" => "A criação de peixes vem sendo apresentada como uma alternativa aos tradicionais sistemas de produção de proteína animal, sendo que no Brasil tem sido observada alta taxa de crescimento, de 30 a 40% ao ano, e mostra que a atividade vem se consolidando em nosso país. Entre os peixes de água doce, criados em cativeiro, a tilápia é considerada a espécie mais importante do século XXI, uma vez que é produzida em mais de 100 países, com produção comercial anual estimada em mais de 1.300.000 toneladas. Na cidade de Itaetê uma das principais renda da comunidade vem do Rio Paraguaçu que corta a cidade, com o pescado do peixe tilápia que cada dia vem ganhando mais destaque, assim, criouse uma situação didática em uma das escolas do ensino fundamental no município para além de trabalhar conteúdos como: Número; Probabilidade; Estatística; Álgebra e Geometria, essa atividade também contribua com informações técnicas que ajudara os piscicultores desde a criação até a comercialização da tilápia. A sequência teve início com uma entrevista realizada pelos estudantes com a comunidades que trabalha com esse tipo de peixe para obter informações da criação e da comercialização, com dados em posse foi possível criar tabelas, construir gráficos, fazer cálculos de porcentagem se estava tendo lucro, além disso, fizeram cálculos de geometria dos criatórios que tem formas espaciais, todas essas informações que foram coletadas, estudadas e compiladas, estão em formato de cartilha para ser distribuída na comunidade para que façam reflexões a respeito do desenvolvimento do trabalho na criação da tilápia, no intuito de melhor tanto na produção quanto nos lucros para os envolvidos. No ensino de matemática além de ter sido uma atividade dinâmica os estudantes puderam adquirir conhecimento na aplicabilidade real da disciplina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID16082_TB3798_18082022220516.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAUAN LIMA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KAUAN"
    "autor_email" => "kauanliveira155@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A criação de peixes vem sendo apresentada como uma alternativa aos tradicionais sistemas de produção de proteína animal, sendo que no Brasil tem sido observada alta taxa de crescimento, de 30 a 40% ao ano, e mostra que a atividade vem se consolidando em nosso país. Entre os peixes de água doce, criados em cativeiro, a tilápia é considerada a espécie mais importante do século XXI, uma vez que é produzida em mais de 100 países, com produção comercial anual estimada em mais de 1.300.000 toneladas. Na cidade de Itaetê uma das principais renda da comunidade vem do Rio Paraguaçu que corta a cidade, com o pescado do peixe tilápia que cada dia vem ganhando mais destaque, assim, criouse uma situação didática em uma das escolas do ensino fundamental no município para além de trabalhar conteúdos como: Número; Probabilidade; Estatística; Álgebra e Geometria, essa atividade também contribua com informações técnicas que ajudara os piscicultores desde a criação até a comercialização da tilápia. A sequência teve início com uma entrevista realizada pelos estudantes com a comunidades que trabalha com esse tipo de peixe para obter informações da criação e da comercialização, com dados em posse foi possível criar tabelas, construir gráficos, fazer cálculos de porcentagem se estava tendo lucro, além disso, fizeram cálculos de geometria dos criatórios que tem formas espaciais, todas essas informações que foram coletadas, estudadas e compiladas, estão em formato de cartilha para ser distribuída na comunidade para que façam reflexões a respeito do desenvolvimento do trabalho na criação da tilápia, no intuito de melhor tanto na produção quanto nos lucros para os envolvidos. No ensino de matemática além de ter sido uma atividade dinâmica os estudantes puderam adquirir conhecimento na aplicabilidade real da disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.