SOUZA, Nathália Ribeiro Batista De. O espectro autista e a educação. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/9018>. Acesso em: 23/11/2024 03:32
Este estudo constatou que, desde os primeiros casos, o autismo têm sido tema de muitos estudos, debates e discursos. Sabe-se que é uma disfunção global no comportamento social do individuo, no entanto, sua origem e causa, são desconhecidas ainda pela medicina. Afirma-se que é possível a percepção de seus sintomas nos primeiros anos de vida, proporcionando ao autista um tratamento com maior eficácia do que os descobertos e tratados posteriormente. A inclusão do autista no meio educacional visa buscar a socialização e a comunicação, tornando crucial para amenizar os sintomas. Baseado nisto, algumas leis específicas foram criadas para serem aplicadas nas instituições de ensino. Entretanto, na prática, é perceptível a imperícia quando deparados com os casos. Acredita-se que, o fator inibidor, é a falta de fiscalização dos órgãos competentes quanto ao cumprimento das leis. Consequentemente, forçam os familiares a recorrerem aos profissionais particulares para que haja um acompanhamento específico e personalizado para o portador do autismo, possibilitando a amenização dos sintomas e a inclusão no meio social e escolar.