O presente estudo teve a pretensão de analisar a realidade da oferta da Educação Especial, os professores que compõem atualmente o quadro efetivo da rede estadual de ensino para esta modalidade de educação escolar e sua formação para atuar na área, bem como a implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) nas escolas integrantes da 6ª GERE (Gerência Regional de Educação), com sede na cidade de Santana do Ipanema, sertão alagoano. Espera-se que estes relatos possam contribuir efetivamente com o conhecimento científico e incentive futuros trabalhos que venham discutir sobre a temática em tela. A pesquisa foi de caráter quali-quantitativo, onde foi utilizado o uso de questionário (forms do Google) como técnica de coleta de dados, com perguntas fechadas e abertas para facilitar o diálogo, e não restrito apenas a mensuração dos dados. Participaram da pesquisa doze (12) professores da Educação Especial que atuam nas escolas das cidades de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Olho d’Água das Flores, Maravilha e Ouro Branco. Os resultados evidenciam ser a Educação Especial um ganho substancial para as escolas estaduais e seu público alvo, pois estes terão os direitos respeitados. No entanto, tem-se muito a fazer, principalmente, no tange ao espaço adequado para os atendimentos na SRM.