SILVA, Ana Paula Olegário Da. Educação e inclusão digital na prática docente. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8697>. Acesso em: 23/12/2024 12:58
Os modos pelos quais o professor pode associar a inclusão digital ao seu fazer pedagógico, tornando-se um pesquisador de sua prática pedagógica é o objeto de discussão apresentado neste artigo. Adotou-se como metodologia de investigação um estudo bibliográfico acerca da temática com as proposições teóricas de Lévy (1999); Bortoni (1945); Freire(1996); Takahashi (2000) e Santos (2008). Observa-se que na atual sociedade do conhecimento a falta de acesso às novas tecnologias é uma das dificuldades enfrentadas para a inclusão digital. Peça fundamental para democratização do conhecimento, o uso das tecnologias digitais tornou-se cada vez mais frequente e necessário na prática escolar. Vivemos em um tempo marcado pela presença da informatização, em um mundo digital e virtual, no qual o processo educativo considerado como tradicional sobrevive, mesmo em meio às múltiplas oportunidades que esse mundo sugere. Nesse sentido, os dados levantados sinalizam que a cada geração o sistema educacional predominante é questionado junto aos saberes produzidos e/ou reproduzidos no meio escolar. Este questionamento se dá porque a escola e suas ações têm o dever de corresponder às práticas cotidianas e sociais que os indivíduos nela inseridos vivenciam. A partir dos estudos acerca da temática foi possível refletir e discutir a possiblidade de incluir o letramento digital na prática docente numa abordagem de indissociabilidade entre educação e tecnologias como proposição para uma escola inclusiva na sociedade contemporânea. Palavras-chave: Professor pesquisador. Inclusão digital. Práticas pedagógicas.