Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Os principais resultados permitiram compreender que o documento oficial que descreve as políticas públicas da Educação Especial no Estado do Amazonas demonstra que a aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência ocorre de forma lenta, justificado pela limitação deste, e que a mediação docente não é vista como de fundamental importância para o aprendizado e desenvolvimento do mesmo. Estes resultados apontam para o fato destes docentes estarem desenvolvendo sua prática pedagógica ancorada numa visão segregacionista do estudante com deficiência, Dessa forma, é essencial oferta a capacitação na formação docente como linha permanente de aperfeiçoamento contínuo para um práxis pedagógica de efetiva na sala de aula.O presente ensaio dialético tem por objetivo identificar concepções dos docentes que atuam na educação especial sobre a aprendizagem e desenvolvimento de estuda" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13169_TB1933_19072022113705.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIRA HAYDEE GOELLNER GUSMÃO" "autor_nome_curto" => "MAIRA GUSMÃO" "autor_email" => "maira_haydee@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88846 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1933 "inscrito_id" => 13169 "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O presente ensaio dialético tem por objetivo identificar concepções dos docentes que atuam na educação especial sobre a aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual, buscando averiguar como estes compreendem esse processo, bem como suas percepções sobre o papel da mediação na aprendizagem. 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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente ensaio dialético tem por objetivo identificar concepções dos docentes que atuam na educação especial sobre a aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual, buscando averiguar como estes compreendem esse processo, bem como suas percepções sobre o papel da mediação na aprendizagem. O estudo é qualitativo e documental na qual analisa dos documentos da Educação Básica na modalidade de Educação Especial para deficiente intelectual do Estado do Amazonas. O estudo contou com a análise dos estudos Vygotski (1983) teorizou sobre a psicologia e apresentou importantes estudos no campo do desenvolvimento humano e da deficiência. Segundo Barroco (2011), na área da deficiência, destaca-se a obra "Fundamentos da defectologia", na qual o autor discorre sobre o deficiente e sua educação e explica as leis gerais do desenvolvimento humano para as pessoas com e sem deficiência, sendo considerado como um dos criadores da Psicologia Especial. A mesma autora afirma que para Vigotski o desenvolvimento intelectual poderia se dar por mecanismos compensatórios e as pessoas com deficiência não estariam condenadas ao fracasso. Os principais resultados permitiram compreender que o documento oficial que descreve as políticas públicas da Educação Especial no Estado do Amazonas demonstra que a aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência ocorre de forma lenta, justificado pela limitação deste, e que a mediação docente não é vista como de fundamental importância para o aprendizado e desenvolvimento do mesmo. Estes resultados apontam para o fato destes docentes estarem desenvolvendo sua prática pedagógica ancorada numa visão segregacionista do estudante com deficiência, Dessa forma, é essencial oferta a capacitação na formação docente como linha permanente de aperfeiçoamento contínuo para um práxis pedagógica de efetiva na sala de aula.

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