Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC COMO PRÁTICA COTIDIANA DOCENTE EM SOLO ESCOLAR

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui em seu escopro transformar os direitos de aprendizagens em práticas efetivas do cotidiano escolar e assim gerar desenvolvimento pleno dos educandos. A BNCC é um documento formativo e regulamentador que busca colaborar com a formação de uma sociedade justa, inclusiva, democrática e universal, apensar disso a sua efetivação no solo escolar tem encontrado obstáculos sólidos. Partido deste pressuposto o presente estudo possui como tema: “ Desafios para a efetivação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC como prática cotidiana docente em solo escolar”. Como objetivo geral analisamos a prática efetiva da BNCC no cotidiano escolar. Como objetivos específicos procuramos entender as mudanças que a Base traz para o cotidiano escolar, bem como compreender as dificuldades percebidas pelos docentes na efetivação das normativas estabelecidas na BNCC e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. Como metodologia, nos alicerçamos primeiramente em uma análise de literatura de autores como Mello (2014) e Young ( 2014)que de maneira comum entendem a Base como um instrumento qualificador do organismo educacional. Em um segundo momento nos apoiamos na pesquisa de campo através de entrevistas, via Google formulários, com trinta professores que atuam na Educação Básica na cidade de Água Branca – PI, objetivando assim solucionar nossa problemática. Confiamos que nossa pesquisa servirá como alicerce para estudos posteriores acerca da BNCC, tendo em vista a grande importância de tal objeto de estudo, assim como pretendemos dar seguimento a novas pesquisas apoiadas nas problemáticas aqui resolvidas.

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